Boletim de Ocorrências de Furtos e Roubos de Veículo
Autores: Neiva Maria Mikos D' Avila - GPS
Ricardo Costa Guiraud - GPS
Modernização das Delegacias de Furtos e Roubos de Veículos - Informatização do Boletim de Ocorrências Policiais, uma experiência que deu resultado.
HISTÓRICO:
Os registros de ocorrências de furtos e roubos de veículos, mesmo efetuados pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), eram elaborados em máquina de escrever, sem compartilhamento de dados e confiabilidade das informações.
Estes procedimentos incorriam em retrabalho pois havia a necessidade de incluir no sistema SVR (Sistema de Veículos Roubados) as informações contidas no BO (Boletim de Ocorrências Policiais). Para não ocorrerem erros de incompatibilidade dos dados era feita uma verificação dos dados do BO (cópia em papel) com a base de dados, para somente depois incluir a ocorrência no sistema.
Visando melhorar este processo, foi iniciado o desenvolvimento de uma solução on-line em uma Intranet de uso exclusivo da Polícia Civil, com os seguintes objetivos:
A solução concebida permite que qualquer Delegacia de Polícia que possua infra-estrutura básica possa fazer uso do aplicativo, desde que devidamente autorizada para tal.
A IMPLANTAÇÃO:
Em 30 de maio de 2000, foi disponibilizada a primeira versão do Boletim na Intranet na DFRV. Já no primeiro dia, embora em procedimento paralelo ao usado na época, já foi possível avaliar os ganhos com a nova sistemática. A começar pela rapidez no preenchimento, em poucos minutos o NOTICIANTE (vítima) estava de posse do BO registrado e emitido pela Intranet. O comentário, apesar do prejuízo e tristeza da vítima, era de elogio e parabenização pelo produto.
A clareza dos dados e o seu correto preenchimento não deixavam dúvidas de que o caminho estava certo, embora fossem detectadas necessidades de ajustes e melhorias nos procedimentos, como qualquer aplicativo que altere os processos habituais num órgão.
GANHOS COM A SOLUÇÃO:
O fato de compartilhar os dados propiciou mais rapidez no preenchimento do boletim, mais confiabilidade nos dados, melhor controle de registros efetuados, mais transparência nos dados estatísticos e principalmente a satisfação do cliente.
Para a vítima, a integração com a base de alerta dá a certeza de que a ocorrência está confirmada e o veículo terá mais chance de ser interceptado em barreiras policiais ou blitz.
Para os policias, pelo fato da inclusão imediata na base de Alerta, passa a ser mais uma ferramenta útil para auxiliá-lo na investigação e recuperação do veículo. Visto que esta base de Alerta pode ser acessada por qualquer policial que tenha permissão de uso do sistema IPC (Integrado da Polícia Civil), e também estará contemplada na primeira versão da solução "Policial ONLINE", em desenvolvimento em plataforma WEB.
SITUAÇÃO ATUAL:
A integração do sistema com outras bases estaduais e federais, como o IVA (sistema de Imposto sobre Veículos Automotores) e BIN (Base Nacional de Veículos) continua sendo feita pela DFRV, porém, sem a necessidade da digitação do boletim, pois foi disponibilizada no sistema SVR uma função que visualiza o Boletim de Ocorrência permitindo que sejam feitos pequenos ajustes e a confirmação da ocorrência em todas as bases compartilhadas já citadas.
Este procedimento passou a ser padrão para os boletins de furtos de veículos de todas as unidades policiais que utilizem o aplicativo.
Além da DFRV, a delegacia de Londrina (10ª Subdivisão Policial), já está devidamente integrada e cadastrando on-line seus Boletins de ocorrências de furtos e roubos de veículos.
A medida que as unidade policiais forem sendo equipadas com a infra-estrutura mínima para a utilização do aplicativo, essa unidade passará a oferecer este serviço ao cidadão.
SOLUÇÃO TÉCNICA:
O aplicativo foi desenvolvido em ambiente WEB, para uma Intranet de uso exclusivo da Polícia Civil, integrado com as bases de dados corporativas do Estado, dando garantia de integridade, sigilo e restrição de acesso aos dados.
Por se tratar de uma solução em ambiente Web, o aplicativo apresenta-se com um visual gráfico que permite uma melhor interface para o policial que utiliza-se do produto, além de permitir várias facilidades próprias destes ambientes.
A opção pela solução deu-se ao fato da facilidade de implementação nas unidades policiais e ao pouco recurso tecnológico exigido, dispensando a criação de redes locais cliente/servidor e a necessidade de gerenciamento e controle destas redes.
A estrutura mínima necessária para a disponibilização do aplicativo resume-se a um micro, uma impressora e uma linha de comunicação com a CELEPAR via Intranet.
Para poder acessar o aplicativo o policial deverá estar devidamente autorizado a utilizar o sistema, através de cadastramento e de posse de chave e senha controlada pelo sistema BDI da CELEPAR.
Exemplo de um Boletim emitido (os dados são fictícios)
GLOSSÁRIO
ALERTA - Rotina que registra todas as informações de ocorrências não oficializadas de furto e roubo de veículos.
BDI - Sistema de controle e administração de uso e liberação de acesso aos sistemas desenvolvidos na CELEPAR.
BIN - Sistema de informações que agrega dados de todos os veículos cadastrados pelos DETRANS e efetua o acompanhamento da situação destes veículos, inclusive os relacionados a furto, roubo, recuperação e devolução de veículos.
BO - boletim de ocorrências policiais, neste caso restrito a ocorrências com veículos automotores.
IPC - Sistema de consulta a bases de dados que auxiliam os policiais na investigação de ocorrências.
IVA - Sistema da Receita Estadual que é responsável pelo IPVA Imposto sobre Veículos Automotores.
SVR - Sistema de registro e acompanhamento de ocorrências policiais de veículos que foram devidamente oficializados pela DFRV.
Ricardo Costa Guiraud - GPS
Modernização das Delegacias de Furtos e Roubos de Veículos - Informatização do Boletim de Ocorrências Policiais, uma experiência que deu resultado.
HISTÓRICO:
Os registros de ocorrências de furtos e roubos de veículos, mesmo efetuados pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), eram elaborados em máquina de escrever, sem compartilhamento de dados e confiabilidade das informações.
Estes procedimentos incorriam em retrabalho pois havia a necessidade de incluir no sistema SVR (Sistema de Veículos Roubados) as informações contidas no BO (Boletim de Ocorrências Policiais). Para não ocorrerem erros de incompatibilidade dos dados era feita uma verificação dos dados do BO (cópia em papel) com a base de dados, para somente depois incluir a ocorrência no sistema.
Visando melhorar este processo, foi iniciado o desenvolvimento de uma solução on-line em uma Intranet de uso exclusivo da Polícia Civil, com os seguintes objetivos:
- Agilizar o preenchimento dos boletins. Para tanto, foram apropriados os dados de veículos das bases do DETRAN, e de pessoas da base do Instituto de Identificação do Paraná.
- Procurar adequar os dados de forma que facilitassem não só a geração do BO, como também a inclusão dos dados da ocorrência na base de dados de Alerta (Sistema de Alerta de Veículos) que é acessada por várias unidades policiais, assim como a viabilização da elaboração de relatórios estatísticos.
- Melhorar o tempo de apropriação e compartilhamento dos dados do BO, evitando as correções ou apropriações inadequadas dos dados.
- Criar sistemática de acompanhamento e recuperação da informação, permitindo a emissão de segunda via ou alteração de dados do BO sem perder a história de sua apropriação.
A solução concebida permite que qualquer Delegacia de Polícia que possua infra-estrutura básica possa fazer uso do aplicativo, desde que devidamente autorizada para tal.
A IMPLANTAÇÃO:
Em 30 de maio de 2000, foi disponibilizada a primeira versão do Boletim na Intranet na DFRV. Já no primeiro dia, embora em procedimento paralelo ao usado na época, já foi possível avaliar os ganhos com a nova sistemática. A começar pela rapidez no preenchimento, em poucos minutos o NOTICIANTE (vítima) estava de posse do BO registrado e emitido pela Intranet. O comentário, apesar do prejuízo e tristeza da vítima, era de elogio e parabenização pelo produto.
A clareza dos dados e o seu correto preenchimento não deixavam dúvidas de que o caminho estava certo, embora fossem detectadas necessidades de ajustes e melhorias nos procedimentos, como qualquer aplicativo que altere os processos habituais num órgão.
GANHOS COM A SOLUÇÃO:
O fato de compartilhar os dados propiciou mais rapidez no preenchimento do boletim, mais confiabilidade nos dados, melhor controle de registros efetuados, mais transparência nos dados estatísticos e principalmente a satisfação do cliente.
Para a vítima, a integração com a base de alerta dá a certeza de que a ocorrência está confirmada e o veículo terá mais chance de ser interceptado em barreiras policiais ou blitz.
Para os policias, pelo fato da inclusão imediata na base de Alerta, passa a ser mais uma ferramenta útil para auxiliá-lo na investigação e recuperação do veículo. Visto que esta base de Alerta pode ser acessada por qualquer policial que tenha permissão de uso do sistema IPC (Integrado da Polícia Civil), e também estará contemplada na primeira versão da solução "Policial ONLINE", em desenvolvimento em plataforma WEB.
SITUAÇÃO ATUAL:
A integração do sistema com outras bases estaduais e federais, como o IVA (sistema de Imposto sobre Veículos Automotores) e BIN (Base Nacional de Veículos) continua sendo feita pela DFRV, porém, sem a necessidade da digitação do boletim, pois foi disponibilizada no sistema SVR uma função que visualiza o Boletim de Ocorrência permitindo que sejam feitos pequenos ajustes e a confirmação da ocorrência em todas as bases compartilhadas já citadas.
Este procedimento passou a ser padrão para os boletins de furtos de veículos de todas as unidades policiais que utilizem o aplicativo.
Além da DFRV, a delegacia de Londrina (10ª Subdivisão Policial), já está devidamente integrada e cadastrando on-line seus Boletins de ocorrências de furtos e roubos de veículos.
A medida que as unidade policiais forem sendo equipadas com a infra-estrutura mínima para a utilização do aplicativo, essa unidade passará a oferecer este serviço ao cidadão.
SOLUÇÃO TÉCNICA:
O aplicativo foi desenvolvido em ambiente WEB, para uma Intranet de uso exclusivo da Polícia Civil, integrado com as bases de dados corporativas do Estado, dando garantia de integridade, sigilo e restrição de acesso aos dados.
Por se tratar de uma solução em ambiente Web, o aplicativo apresenta-se com um visual gráfico que permite uma melhor interface para o policial que utiliza-se do produto, além de permitir várias facilidades próprias destes ambientes.
A opção pela solução deu-se ao fato da facilidade de implementação nas unidades policiais e ao pouco recurso tecnológico exigido, dispensando a criação de redes locais cliente/servidor e a necessidade de gerenciamento e controle destas redes.
A estrutura mínima necessária para a disponibilização do aplicativo resume-se a um micro, uma impressora e uma linha de comunicação com a CELEPAR via Intranet.
Para poder acessar o aplicativo o policial deverá estar devidamente autorizado a utilizar o sistema, através de cadastramento e de posse de chave e senha controlada pelo sistema BDI da CELEPAR.
Exemplo de um Boletim emitido (os dados são fictícios)
GLOSSÁRIO
ALERTA - Rotina que registra todas as informações de ocorrências não oficializadas de furto e roubo de veículos.
BDI - Sistema de controle e administração de uso e liberação de acesso aos sistemas desenvolvidos na CELEPAR.
BIN - Sistema de informações que agrega dados de todos os veículos cadastrados pelos DETRANS e efetua o acompanhamento da situação destes veículos, inclusive os relacionados a furto, roubo, recuperação e devolução de veículos.
BO - boletim de ocorrências policiais, neste caso restrito a ocorrências com veículos automotores.
IPC - Sistema de consulta a bases de dados que auxiliam os policiais na investigação de ocorrências.
IVA - Sistema da Receita Estadual que é responsável pelo IPVA Imposto sobre Veículos Automotores.
SVR - Sistema de registro e acompanhamento de ocorrências policiais de veículos que foram devidamente oficializados pela DFRV.