A CELEPAR e sistemas abertos
A proposta da rede de comunicações de dados e serviços que a CELEPAR apresenta neste Congresso e Encontro de Negócios de Software do Mercosul está sendo concebida em conformidade com os padrões para inter conexão de sistemas abertos OSI, da ISO - Internacional Organization for Standardization. A infra estrutura de comunicação de dados está baseada na recomendação CCITT-X25, que opera na modalidade de comutação de pacotes, a mesma tecnologia usada pela RENPAC e pelas maiores redes no mundo inteiro. Isto vai permitir que passemos da era do "teleprocessamento" para a era das "redes de computadores". Os órgãos do Estado terão seus equipamentos com a tecnologia escolhida de forma a melhor atender os objetivos de cada aplicação. Os mesmos estarão diretamente interconectados entre si para busca de informações. A infraestrutura de comunicação é fator primordial para implementação de serviços na rede, porém não suficiente para compor o conceito atual de rede. É necessário que sejam ofertados serviços que possam ser acessados de maneira simples e direta pelos usuários da rede, dentre eles: correio eletrônico, transferência de arquivos para distribuição de processamento, acesso a informação via terminal, EDI; e outros. Ligado na Rede Estadual o usuário terá também acesso às demais redes do país e do exterior.
Assim como a informática de comunicação de dados, também as aplicações e protocolos deverão estar aderentes aos mesmos padrões internacionais.
Assim como a informática de comunicação de dados, também as aplicações e protocolos deverão estar aderentes aos mesmos padrões internacionais.