Autora: Maria Tereza Rodrigues Pahl
A Rede Internet já tem algum tempo de existência, mas, no início, era "navegada" basicamente por pesquisadores em Universidades que faziam uso do Correio Eletrônico e Transferência de Arquivos. O uso pelos cidadãos fora deste ambiente era dificultado pela complexidade do acesso.
Em 1993, surgiu o WWW - Word Wide Web que veio a dar um grande impulso na "Rede das Redes", pelos recursos de programação e facilidades de acesso. Hoje, o WWW é um dos serviços mais utilizados pelos usuários e vem se firmando como um cartão de visita, tanto para pessoas físicas como jurídicas no mundo inteiro.
Qualquer pessoa ou entidade pode e deve ter sua Home Page na rede e para isto deve seguir alguns passos bem definidos para o sucesso de suas páginas.
Roteiro básico a ser seguido quando pensa-se em entrar na Internet com um WWW próprio:
- realizar um estudo minucioso de que tipo de informações interessam ao mundo exterior sobre a sua empresa ou pessoa física;
- trabalhar as idéias de forma a transformá-las em conteúdos informativos interessantes, do tipo: o que fazemos e de que forma podemos servir aos visitantes;
- definição dos recursos Internet que serão usados para viabilizar as idéias: fotos (de boa qualidade), ícones inéditos, textos bem escritos, acesso a bases de dado, etc.;
- criação das páginas. A criação das páginas poderá ser feita pelo próprio autor das páginas (desde que tenha recurso de hardware e software para isto) ou poderá ser contratado seu desenvolvimento junto a empresas experientes. Tudo dependerá do público que se deseja atingir com as páginas;
- criação de rotina de atualização das páginas, tanto quanto a dados acessados de bases de dados como das páginas em hipertexto;
- implementação do serviço - em servidor próprio, alugando uma vitrine virtual ou contratando um domínio próprio;
- periodicamente voltar a repensar cada passo.
Para o desenvolvimento das páginas é importante ter a preocupação com os seguintes itens:
- o visual deve ser atrativo, hipertextos com imagens, vídeos, textos (sem erros de escrita);
- é importante que seja oferecido algum tipo de serviço ao usuário (ex. links com páginas interessantes, dados econômicos, eventos, etc.);
- atualização constante - se não houver mudanças constantes nas páginas não será atraente ao usuário o retorno;
- a estrutura de acesso às páginas deve ser fácil e clara - utilizar menus e voltas rápidas;
- as informações devem ser de interesse a, pelo menos, uma gama de "visitantes", porque páginas interessantes somente à própria organização tornam-se monótonas e serão visitadas apenas uma vez;
- sempre manter nas páginas um endereço de mail para contato dos visitantes com os autores ou responsáveis pelas páginas;
- solicitar, por formulários eletrônicos, aos visitantes, sugestões de temas desejados ou melhorias a serem implementadas;
- somente usar o jargão de "breve aqui" quando realmente for breve;
- desenvolver páginas que possam ser vistas da melhor forma possível por todos os softwares de navegação disponíveis no mercado.
Como tornar visível ao mundo sua página:
- ter conteúdo relevante, bom texto e design gráfico de qualidade. Isto levará à indicação "boca a boca", que é a melhor propaganda para qualquer produto;
- negociar link's em páginas afins;
- cadastrar-se em servidores de busca (Yahoo, Cadê, etc.);
- sempre que for feito algum tipo de publicidade convencional não esquecer de mencionar o endereço da Home-Page;
- incluir endereço Internet em cartões de visita, envelopes pré-impressos, mala-direta, etc.
Como podemos notar, o importante para o sucesso de uma Home-Page é a elaboração de um projeto cuidadoso, onde nenhum passo seja deixado de lado, e que seja dinâmico como a própria Internet.
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