Detran/PR na Internet através dos despachantes
Autor: Keiko Shinohara
A Celepar em parceria com a Positivo Informática está desenvolvendo um sistema no qual o Despachante executa alguns serviços da área de veículo em seu escritório através da Internet.
Com a implantação deste sistema o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) está integrando os seguintes serviços prestados pelo Despachante ao sistema Detran Controle de Veículo (D.C.V.), que atualmente são efetuados na Ciretran :
- Consulta consolidada de débitos;
- Cobrança de débitos referente as multas Detran, DER e DPRF onde são gerados : a notificação de infração , o extrato da multa e a guia de recolhimento de trânsito (GRT) para regularizar as multas pendentes;
- Reserva de placa (escolha de placa pelo proprietário do veículo zero quilômetro ou de placa antiga (duas letras - amarela) que deseja que sua placa tenha uma combinação especial);
- Montagem da Solicitação de Serviços de Veículo para os serviços referentes a:
- primeiro emplacamento,
- transferência de propriedade de veículos dentro do Estado do Paraná (no mesmo Munícipio),
- transferência de propriedade de veículos e Município dentro do Estado do Paraná,
- registro de veículo de outro Estado.
Com esta integração o Detran/PR terá os seguintes benefícios:
- Racionalização do processo (montagem do processo efetuado pelos Despachantes);
- Agilidade nos procedimentos operacionais referentes aos Despachantes.
O meio de comunicação entre o Despachante e a Base de dados do Detran/SEFA na Celepar é com a utilização da Internet onde, através de qualquer provedor de acesso, o despachante envia ou recebe informações referentes aos pedidos solicitados.
São utilizadas caixas postais de resposta aos Despachantes no próprio ambiente Lepus Celepar (UNIX) o que também permite uma validação, já neste ponto, para verificar se o Despachante está autorizado a executar tais funções.
Os procedimentos do ambiente cliente, interpretador de Mensagem e servidor são conforme descrito abaixo :
Procedimentos do Cliente
Os programas desenvolvidos em Visual Basic tratam as informações de acordo com as características da função a ser executada, gerando arquivo de mensagem com pedidos a serem processados no Mainframe. Estes pedidos são encapsulados e criptografados.
Na instalação do aplicativo no Despachante são mantidas parametrizadas informações quanto ao seu provedor de acesso e seu código de identificação perante o Detran-Pr.
Cada Despachante devidamente autorizado a enviar seus pedidos , está cadastrado tanto no ambiente Mainframe quanto no ambiente Lepus Celepar (caixa postal).
Sua senha, para entrada no sistema, é a mesma utilizada para autorizá-lo no ambiente Lepus e para o recebimento de suas mensagens de resposta.
Procedimentos do Interpretador de Mensagens (DCV_DESPACHANTE)
Verifica se o Despachante está autorizado no ambiente Lepus através de seu código de identificação e senha informados.
Recebe as mensagens enviadas pelo cliente, através do programa DCV_DESPACHANTE(desenvolvidos em C), decriptando-a e verificando se o lote veio completo (Header, linhas pedidos, Trailler).
Dispara o processamento de cada linha de pedido e aguarda a resposta que é então devolvida através do endereço de e-mail do Despachante.
Efetua o envio dos pedidos para o Mainframe através do DBGateway, ativando os respectivos programas Natural para tratamento da informação e devolução da resposta.
Procedimentos do Servidor
Os programas desenvolvidos em Natural no Servidor tratam as informações de acordo com as características da função a ser executada(pedido), seguindo os Procedimentos de tratamento do buffer de entrada e saída.
Requisitos mínimos necessários para a instalação do sistema :
- Processador 80486DX2 ou superior;
- 8MB de memória RAM;
- 20 MB de espaço no disco rígido;
- Unidade de disco de alta densidade de 3,5";
- Monitor VGA ou de resolução superior;
- Windows 95;
- Modem de 28.8 Kbps;
- Mouse;
- Chave de acesso à Internet com uma caixa postal (e-mail) exclusiva para o uso no sistema;
- Rede Dial-Up;
- Impressora.