Estudo Unicenter TNG

Autor: José Luís Vieira Carvilhe - GSO


INTRODUÇÃO

Com o objetivo de complementar o estudo sobre gerência via WEB, neste artigo será apresentado um estudo de caso da solução de gerência corporativa Unicenter TNG da empresa Computer Associates. O objetivo deste estudo é analisar a solução Unicenter TNG, tendo como base a implementação de funcionalidades de gerência corporativa via WEB e os padrões de mercado suportados por esta solução.

Existem vários fabricantes de soluções de gerência que já implementam a gerência via WEB [1] em seus produtos. A solução da Computer Associates foi escolhida pela sua disponibilidade, facilidade de instalação e configuração de seu "framework" de gerência, distribuído gratuitamente para diversas plataformas, incluindo as plataformas Windows NT, UNIX de diversos fabricantes (como HP-UX, SUN Solaris, IBM AIX) e a Linux.


Arquitetura UNICENTER TNG

O "framework" Unicenter TNG [1][4] é definido de forma a ser o centro do gerenciamento corporativo. Nele são concentradas todas as disciplinas, permitindo uma visão centralizada das diversas plataformas a serem gerenciadas e uma integração entre as diversas disciplinas de gerência.

O gerenciamento de recursos não se limita a tecnologias específicas, tendo um amplo controle de todos os recursos corporativos e atuando em todos os tipos de recursos: sistemas, redes, bancos de dados e aplicações. A integração de todos estes recursos oferece uma visão unificada deste ambiente, através de um conjunto de funções para gerenciamento desenvolvido com uma infra-estrutura flexível.

O maior desafio do gerenciamento corporativo é a integração de várias ferramentas de diversas fontes. A Computer Associates criou o "Framework" Unicenter TNG, permitindo a integração entre fabricantes de diversas plataformas e aplicativos de gerência de terceiros. Este "framework" contém todos os serviços distribuídos básicos necessários para o gerenciamento corporativo integrado.

O "framework" Unicenter TNG [4] é disponibilizado com a infra-estrutura necessária para o gerenciamento da maioria das plataformas existentes no mercado. Entre elas, a plataforma Windows NT, UNIX, Netware, AS/400, Tamdem NSK e ainda os ambientes de Mainframe. O ""framework" Unicenter TNG inclui as seguintes funcionalidades básicas:

  • "Enterprise Discovery" - para a realização da descoberta ou "discovery" de todos os objetos de rede e recursos existentes na rede corporativa, incluindo sistemas, estações redes, aplicações e bancos de dados;
  • "Manager/Agent Event Management" - para a monitoração completa de status e logs de eventos, habilitando a resposta automatizada para a mudança do status de objetos;
  • "Calendar Management" - para a definição de data e sincronização baseadas em tempo, para fornecer uma coordenação das mudanças que afetam os processos de negócio;
  • "Reporting" - para a criação de relatórios padronizados e customizados;
  • "Virus Detection" - para detecção de vírus registrados e não registrados;
  • "Common Object Repository" - o repositório de objetos suporta todas as funções de gerenciamento e a interface de mundo real ("Real Word Interface"), Interface de Negócio ("Business Process View") e os elementos de interface de usuários incluindo as representações 2-D e 3-D;
  • "Event Notification Faciliy" (ENF) e a "Common Communication" Interface (CCI) - reforçam a confiabilidade e escalabilidade do ""framework", fornecendo uma infra-estrutura de mensagens;
  • "WEBEM Support" - para habilitar os usuários corporativos a relacionarem interfaces de gerência WEB a outros dados de gerência WEBEM de diversas fontes, criando uma visão centralizada dos recursos dos ambientes de tecnologia da empresa;
  • "Entreprise/CSI (Configuration Standarization Initiative") - para a gerência de estações e servidores;
  • "WakePC Technology" - este sistema permite que técnicos executem tarefas de manutenção remotamente;
  • "DMI Support" - permite que administradores possam identificar, visualizar e gerenciar sistemas, incluindo componentes de "hardware" e "software" e dados estáticos e dinâmicos;
  • "Real Word Interface" - este serviço permite visualizar a topologia da rede e todos os recursos de computação na rede corporativa, através de uma interface real 2-D, 3-D e visualização via WEB.

Para suportar a escalabilidade e flexibilidade requerida pelo gerenciamento em todos os níveis, o Unicenter TNG é baseado em uma arquitetura para gerenciamento em múltiplos níveis gerente/agente. Os agentes do Unicenter TNG são ativos e inteligentes, capazes de implementar políticas e coordenar, juntamente com outros agentes ativos, as funções de monitoração de eventos e estados, e gerenciamento da configuração de ambientes distribuídos, entre outras.


Figura 1 - Arquitetura Unicenter TNG

A figura 1 descreve a arquitetura Unicenter TNG. A arquitetura da solução Unicenter TNG [4] é definida pelas camadas de interface de mundo real, repositório de objetos, gerentes e agentes.

1 Interface com o Mundo Real


A Interface de Mundo Real ou "Real Word Interface" [4] utiliza visualização em 3-D e animação para mostrar todos os recursos da rede, permitindo assim uma forma intuitiva de navegação através dos sistemas e conexões da rede, iniciando pelas cidades e prédios do mundo real. Esta interface permite visualizar a topologia da rede e todos os recursos de computação na rede corporativa, como equipamentos, sistemas operacionais, aplicações e bancos de dados, entre outras. Possui visualização em 2-D e 3-D de todos os recursos da rede Interface Windows da Microsoft. Com a disponibilidade de um "browser" Java baseado nas tecnologias 2-D ou VRML 3-D, é possível também realizar o gerenciamento via WEB a partir de qualquer ponto da rede.

O produto é configurável, permitindo aos clientes especificar mapas, edifícios e controlar a configuração das redes e sistemas operacionais. Todos os recursos da rede são representados como são no mundo real, e o funcionamento de cada componente é sinalizado através de alertas coloridos verde, indicando uma situação normal, amarelo indicando uma anormalidade ou vermelho indicando um problema crítico.

2 Repositório de Objetos

As informações exibidas na console ou "Wordview" estão armazenadas no repositório de objetos ("Common Object Repository") do Unicenter TNG [4], onde todas as funções de gerenciamento armazenam informações sobre os objetos gerenciados, suas propriedades e relacionamentos. As aplicações, "hardware", "software", bancos de dados e entidades como contas a pagar, contas a receber e recursos humanos, entre outros, são exemplos de objetos gerenciados.

Os objetos gerenciados pelo Unicenter são formatados com base no modelo padrão de objetos ("Common Object Model"), o que facilita a integração das diversas aplicações e inclui recursos de pesquisa que permitem as funções de gerenciamento encontrar e gerenciar objetos facilmente.

3 Visão de Negócios

A visão de negócios [4] ou "Business Process View" permite visualizar o conjunto de objetos necessários a execução de aplicações críticas como servidores, bancos de dados, terminais e impressoras. É uma visão totalmente configurável dos processos de negócios da companhia para suas aplicações críticas. A visão tradicional de administradores de sistemas, bancos de dados e redes, entre outras, não permite enxergar todos os recursos necessários à execução de uma aplicação. Cada administrador preocupa-se com uma instância específica.

A visão horizontal tradicional não permite identificar processos de negócios que se utilizam de diversos componentes existentes. Pelo "Business Process views", o Unicenter TNG oferece uma nova visão de negócios através da visão vertical, ou seja, é possível visualizar somente as máquinas e ocorrências envolvidas no processo de manufatura, nos aplicativos financeiros, e assim por diante.

É possível saber, por exemplo, quais aplicativos ou negócios da empresa serão afetados pela queda de um servidor ou descobrir se um determinado servidor é o gargalo de algum processo ou negócio. Um administrador de rede local poderia visualizar somente o seu ambiente computacional e suas ocorrências, enquanto que o administrador principal teria uma visão global do ambiente corporativo.

4 Auto "Discovery"

A criação e carga do repositório de objetos com os dados que descrevem a rede corporativa, é executada automaticamente pela função "discovery" que executa a detecção automática da rede. As funções realizadas pelo "discovery" [4] automático incluem encontrar as entidades ou recursos e armazenar um repositório com os objetos gerenciados; determinar os relacionamentos entre os recursos e armazenar o repositório com representações destes relacionamentos.

A função de descobrimento e detecção não somente detecta a topologia e dispositivos da rede, mas também os computadores e suas configurações de "hardware" e "software". Ela detecta também bancos de dados e aplicações. Uma vez criado o repositório, estes objetos podem ser exibidos pela console ou "WorldView" do Unicenter. As entidades que eles representam podem ser controladas pelas aplicações de gerenciamento, bem como por aplicações de terceiros. As principais vantagens do serviço "discovery" do Unicenter são descritas abaixo.
  • Executar múltiplas instâncias de "discovery" simultaneamente;
  • É possível iniciar o "discovery" automaticamente ou manualmente;
  • É possível fazer um "discovery" de todas as entidades da rede ou somente de uma sub-rede específica;
  • É possível especificar quais os recursos a serem detectados.

5 Gerentes e Agentes

O Unicenter TNG [4] implementa o gerenciamento em múltiplos níveis gerente/agente. Os gerentes podem estar localizados em qualquer lugar da rede e os agentes residem próximo dos recursos gerenciados. Os agentes coletam, identificam, filtram e enviam dados para os gerentes. Os gerentes analisam, controlam e correlacionam os recursos gerenciados e as informações do ambiente, analisando os padrões e tendências de forma a determinar a melhor forma de controlar os recursos gerenciados. A estrutura gerente/agente é flexível e escalável. Um gerente pode gerenciar múltiplos agentes e múltiplos gerentes podem gerenciar um agente. Um gerente pode ainda atuar como um agente de outros gerentes. Esta interação e cooperação entre gerente e agente permite a gerência corporativa distribuída.

6 Disciplinas de Gerência Corporativa

O "framework" Unicenter TNG [4] serve de base para as diversas disciplinas de gerência implementadas nas áreas de segurança, operações, redes, Servidores e Estações, "Groupware", Aplicações e Bancos de Dados, "Help Desk", Serviços Internet e Storage. Para que estas soluções de gerência sejam implementadas nestas áreas, agentes específicos são disponibilizados para cada área e plataforma. Existem mais de 50 agentes desenvolvidos para cada área e diversas plataformas. A documentação detalhada da implementação de cada gerente específico pode ser acessada na página http://www.cai.com/unicenter/prodinfo.htm.

7 Tecnologia de Redes Neurais

A tecnologia Neugents [4] é composta por aplicações que utilizam a tecnologia de redes neurais para prever falhas antes que elas ocorram. Os sistemas convencionais de gerência de sistemas respondem somente a eventos baseados em suposições anteriores. Os Neugents são capazes de se adaptarem, aprendendo e observando a carga dos sistemas ao longo do tempo. A tecnologia Neugent lida com performance e disponibilidade e foi introduzida na versão 2.2 do Unicenter TNG.

8 Unicenter TNG SDK

O kit de desenvolvimento de "software" Unicenter TNG fornece conjuntos de APIs documentadas que mapeiam cada camada da arquitetura TNG. Estas APIs correspondem a maneira para desenvolver aplicações de gerência integrando soluções de clientes e terceiros.


Análise da Solução Unicenter TNG

1 A Solução Unicenter TNG e a Gerência Corporativa

A solução Unicenter TNG é apresentada pelo seu fornecedor como uma solução de gerência corporativa, com o objetivo de integrar as diversas áreas de gerência, incluindo as áreas de redes, sistemas, aplicações e serviços [1][3].

A tecnologia de agentes permite a implementação da gerência das diversas disciplinas nas áreas de segurança, operações, redes, Servidores e Estações, Groupware, Aplicações e Bancos de Dados, "Help Desk", Serviços Internet e Storage, incluindo agentes específicos disponibilizados para cada área e plataforma, servidores Windows, UNIX e "Mainframe", entre outras.

2 A Solução Unicenter TNG e os Padrões de Mercado

A solução Unicenter TNG faz parte dos chamados sistemas convencionais de gerência corporativa, e tem como base a aderência de seu "framework" aos padrões abertos, incluindo o padrão SNMP [1] para a área de gerência de redes; o padrão DMI [1] para a gerência de sistemas e o padrão WEBEM [2] para a gerência via WEB.

Apesar da solução da Computer Associates ser baseada em padrões abertos, assim como outros fornecedores de sistemas convencionais, esta solução não integra, de forma nativa, em seu "framework", as soluções de seus concorrentes. A gerência de eventos transmitidos pelo produto Netview da IBM ou Open View da HP por exemplo, não pode ser integrada diretamente na console de eventos da solução Unicenter TNG.

A integração de produtos de terceiros é feita através do kit de desenvolvimento de software SDK do Unicenter TNG. Este kit fornece conjuntos de APIs documentadas que mapeiam cada camada da arquitetura TNG. Estas APIs correspondem a maneira encontrada para desenvolver aplicações de gerência integrando soluções de clientes e terceiros.

3 A Solução Unicenter TNG e a Gerência Via WEB

A gerência via WEB foi implementada na versão 2.2 do Unicenter TNG como uma interface alternativa para a gerência. Nesta versão foi disponibilizada o acesso via WEB através das tecnologias de "browsers" Java 2-D ou VRML 3-D. A disponibilização desta interface permite a gerência de todos os recursos de qualquer ponto da rede corporativa via WEB.

O Unicenter TNG permite a visualização de informações, via "browser", de forma hierárquica ou em árvore. É possível visualizar a árvore das classes e instâncias; objetos definidos para cada classe e a topologia de redes em formato de folders.



Através da ferramenta "Class Wizard" disponível nos browsers, os administradores podem criar ou modificar recursos gerenciados. As mudanças realizadas via "Class Wizard" afetam as classes herdadas e seus objetos. A ferramenta "ObjectView" fornece detalhes da performance dos dispositivos de rede. Através desta ferramenta são realizadas consultas SNMP [1] para acessar em tempo real as informações contidas nas MIBs dos dispositivos. As informações são apresentadas através de painéis no monitor.

Conforme estudado anteriormente, o "framework" Unicenter TNG oferece suporte ao padrão WEBEM [2]. Este suporte permite que usuários corporativos relacionem interfaces de gerência WEB a outros dados de gerência WEBEM de diversas fontes, criando uma visão centralizada dos recursos dos ambientes de tecnologia da empresa.


Conclusão

Neste artigo foi apresentado um estudo de caso da solução Unicenter TNG [4] da empresa Computer Associates. A partir deste estudo, é possível concluir que, assim como outros fabricantes de soluções de gerência, a empresa Computer Associates apresenta uma forte tendência para a utilização de gerência via WEB na implementação de sua solução, incluindo o suporte para sistemas convencionais de gerência de redes e sistemas com base nos padrões SNMP e DMI [1]. Possui ainda, uma arquitetura orientada a objeto, incluindo agentes inteligentes e repositório de objetos. É a grande inovação correspondente a interface para mundo real ("Real Word Interface") que permite a visualização em duas ou três dimensões através de "browsers" baseados na tecnologia VRML [3]. O acesso as informações de gerência pode ser realizado, via "browsers", de qualquer lugar da rede corporativa ou através da Internet.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


[1] CARVILHE, J. L. V. A utilização de tecnologias web em sistemas de gerência corporativa. Curitiba: PUC-PR, 2000. (Monografia apresentada no Curso de Especialização em Sistemas Distribuídos).

[2] DISTRIBUTED management task force. Disponível na Internet. http://www.dmtf.org/wbem/index.htmlll. Dez. 1999 .

[3] HARNEDY, S. Web-based management for the enterprise. New Jersey: Prentice Hall, 1999.

[4] UNICENTER TNG framework. Disponível na Internet. http://www.cai.com/products/unicent/framework/tng_framework.htm. Jan. 2000.