Futuro da Internet
Autor: Winfried H. Schumann - DITEC-E - Ramal 395
Muitas inovações, aplicações e serviços que serão implantados nos próximos meses ou anos na Internet puderam ser vistos em primeira mão na Comdex’96.
Neste ano a Comdex entrou na era da globalização. As empresas aproveitaram a coincidência no calendário dos lançamentos mundiais - detonados no mesmo período do evento brasileiro - para reforçar, com um toque local, os grandes anúncios das corporações. Um exemplo foi o lançamento do Windows NT Server versão 4.0, que traz uma outra roupagem para viabilizar aplicações de Internet e Intranet.
Na Comdex tivemos a oportunidade de observar de perto as novidades e a evolução tecnológica no mundo. Apesar dos esforços das empresas em chamar a atenção do público para seus produtos, a coqueluche da feira, pôde-se perceber claramente, foi a Internet. Empresas e órgãos públicos compartilharam suas experiências, e muito se debateu a respeito da segurança das informações na rede. Palestras foram proferidas a respeito deste assunto, e o que foi exposto é que a maneira como a Internet foi concebida realmente não oferece segurança aos dados, o que é um entrave para serviços como “home banking” e comércio eletrônico.
Apesar das atuais limitações da rede, já não se questiona mais “se eu devo me conectar”, mas “quando devo me conectar”. Num futuro próximo todos estarão conectados à Internet. Nas empresas sua aplicação é inevitável e está se tornando fator decisivo para superar os concorrentes. A tendência de mercado hoje é o crescimento da aplicação das ferramentas Internet para redes locais (o que se chama de “Intranet”). Foram dados alguns números: em 1993, 37% das empresas norte-americanas tinham rede local, em 1995 62% e hoje este número está em 80%. Atualmente, 73% das empresas já estão conectadas à Internet, e a tendência é que no próximo ano este número salte para 95%. Em 1996, 9% das empresas têm Intranet, e a tendência é que ano que vem 44% das empresas a tenham. Este é o grande mercado no momento: a Internet dentro das empresas.
A Internet está em fase de sedimentação e refinamentos. Neste momento há uma explosão de novos aplicativos, ferramentas e serviços, e grandes empresas de software e hardware estão investindo em novos produtos para Internet. Muito ainda há para ser feito, principalmente com relação às linhas de comunicação e segurança dos dados.
No entanto, problemas poderão surgir na nova sociedade da informação. A Internet tem um grande potencial de aprofundar as desigualdades sociais. O número de pessoas que tem acesso à rede mundial de computadores é relativamente pequeno, deixando as camadas mais baixas da população de fora nesta revolução tecnológica.
Muitas inovações, aplicações e serviços que serão implantados nos próximos meses ou anos na Internet puderam ser vistos em primeira mão na Comdex’96.
Neste ano a Comdex entrou na era da globalização. As empresas aproveitaram a coincidência no calendário dos lançamentos mundiais - detonados no mesmo período do evento brasileiro - para reforçar, com um toque local, os grandes anúncios das corporações. Um exemplo foi o lançamento do Windows NT Server versão 4.0, que traz uma outra roupagem para viabilizar aplicações de Internet e Intranet.
Na Comdex tivemos a oportunidade de observar de perto as novidades e a evolução tecnológica no mundo. Apesar dos esforços das empresas em chamar a atenção do público para seus produtos, a coqueluche da feira, pôde-se perceber claramente, foi a Internet. Empresas e órgãos públicos compartilharam suas experiências, e muito se debateu a respeito da segurança das informações na rede. Palestras foram proferidas a respeito deste assunto, e o que foi exposto é que a maneira como a Internet foi concebida realmente não oferece segurança aos dados, o que é um entrave para serviços como “home banking” e comércio eletrônico.
Apesar das atuais limitações da rede, já não se questiona mais “se eu devo me conectar”, mas “quando devo me conectar”. Num futuro próximo todos estarão conectados à Internet. Nas empresas sua aplicação é inevitável e está se tornando fator decisivo para superar os concorrentes. A tendência de mercado hoje é o crescimento da aplicação das ferramentas Internet para redes locais (o que se chama de “Intranet”). Foram dados alguns números: em 1993, 37% das empresas norte-americanas tinham rede local, em 1995 62% e hoje este número está em 80%. Atualmente, 73% das empresas já estão conectadas à Internet, e a tendência é que no próximo ano este número salte para 95%. Em 1996, 9% das empresas têm Intranet, e a tendência é que ano que vem 44% das empresas a tenham. Este é o grande mercado no momento: a Internet dentro das empresas.
A Internet está em fase de sedimentação e refinamentos. Neste momento há uma explosão de novos aplicativos, ferramentas e serviços, e grandes empresas de software e hardware estão investindo em novos produtos para Internet. Muito ainda há para ser feito, principalmente com relação às linhas de comunicação e segurança dos dados.
No entanto, problemas poderão surgir na nova sociedade da informação. A Internet tem um grande potencial de aprofundar as desigualdades sociais. O número de pessoas que tem acesso à rede mundial de computadores é relativamente pequeno, deixando as camadas mais baixas da população de fora nesta revolução tecnológica.