Gerência de Projetos - III

Autor: Nereu Delgado - GPS

IDENTIFICAÇÃO DAS GERÊNCIAS

CONCEITUAÇÕES

O modelo de Gerência de Projetos do PMI apresenta 9 áreas ou gerências, conforme ilustração abaixo.


A distribuição dessas gerências no desenho não foi ao acaso. Elas foram distribuídas em dois grupos distintos, representados pelos quadrados. No quadrado que dá base ou sustentação ao projeto estão: Custo, Escopo, Tempo e Qualidade. No outro quadrado temos as gerências complementares, embora também importantes e necessárias: Recursos Humanos, Riscos, Comunicação e Suprimentos. A última gerência, Integração, foi colocada em uma posição central porque tem a função de integrar todas as demais gerências.

O objetivo dessas gerências é destacar os principais focos de atenção que deve ter um gerente de projetos. Dependendo do projeto, da empresa e da cultura da organização, algumas podem merecer mais atenção do gerente de projetos. Porém, é importante que todas sejam planejadas e acompanhadas com cuidado.

Em projetos pequenos, geralmente o gerente do projeto é quem faz a gerência de todas essas áreas. Em grandes projetos é comum que para cada uma dessas gerências, ou pelo menos para as principais, sejam destacados gerentes exclusivos.

Essas gerências não estão dispostas em uma seqüência lógica para o desenvolvimento e nem são desenvolvidas uma após outra. Elas ocorrem de forma simultânea durante a maior parte de um projeto. Esse agrupamento tem apenas uma função didática. Os que têm uma seqüência lógica para serem desenvolvidos são os processos característicos de cada uma das gerências. Isto, porém, será objeto do próximo artigo.

Conceituações

  • Gerência da Integração: constitui-se de processos que visam integrar os demais elementos do projeto e assegurar que eles sejam adequadamente coordenados.

  • Gerência do Escopo: constitui-se basicamente em definir e controlar o que está ou não incluído no projeto. Aqui é que se tem a exata dimensão e limites do projeto.

  • Gerência do Tempo: constitui-se de processos que visam assegurar que o projeto será desenvolvido dentro dos prazos estabelecidos.

  • Gerência dos Custos: constitui-se de processos que visam assegurar que o projeto será desenvolvido de acordo com o orçamento aprovado.

  • Gerência de Qualidade: constitui-se de processos que visam assegurar que o projeto irá satisfazer a finalidade para a qual ele foi criado e atenda os requisitos definidos de acordo com o conceito de qualidade adotado pela organização.

  • Gerência dos Recursos Humanos: constitui-se de processos que visam assegurar que as pessoas envolvidas no projeto estejam desempenhando as funções para as quais foram designadas em sua totalidade, racionalmente, e sejam adequadas a elas.

  • Gerência da Comunicação: constitui-se de processos que visam assegurar a perfeita ligação entre as pessoas envolvidas no projeto e a adequada geração, divulgação, armazenamento e controle das informações referentes ao projeto.

  • Gerência de Riscos: constitui-se de processos que visam identificar os riscos, qualificá-los, quantificá-los, priorizá-los e desenvolver respostas para minimizá-los (riscos desfavoráveis) ou maximizá-los (riscos favoráveis).

  • Gerência de Suprimentos: constitui-se de processos que visam assegurar a adequada obtenção de bens e serviços externos à organização (de terceiros).

Disponível na Internet no endereço www.nereu.com.br.