Gerenciador de serviços especiais
Muitos eventos especiais, como jogos de futebol, showmícios, blitz, rodeios, festas e combate a incêndios exigem a presença de policiais militares. Para atender a todas as demandas do Estado, a Polícia Militar realiza uma escala de trabalho e viabiliza uma forma de remuneração especial destes serviços extraordinários. Acontece, porém, que o controle destas atividades, de modo centralizado, estava se tornando inviável, já que processo era realizado manualmente.
Em agosto de 2004 a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), em conjunto com a Secretaria de Administração e Previdência do Paraná (SEAP), iniciou a criação de um sistema de descentralização do atendimento da PM em relação a esse tipo de serviço. Criou-se, então, o Sistema de Gestão de Serviço Extraordinário (GSE) com o intuito de facilitar o cadastramento destas atividades e dar maior agilidade ao processo de remuneração dos policiais envolvidos.
O GSE foi desenvolvido através da criação de dois módulos distintos. O primeiro, com a utilização da ferramenta Meta4, seguindo o modelo cliente-servidor, permite o cadastramento dos eventos, a participação dos policiais, gera relatórios de pagamentos e realiza as demais tarefas administrativas. Já, o segundo módulo, pode ser acessado via internet, facilitando o trabalho dos policiais lotados em cidades do interior do Paraná que não possuem acesso ao sistema cliente-servidor.
Três meses após sua implantação, o novo sistema começou a operar, permitindo que os responsáveis por cada uma das unidades da PM pudessem cadastrar os serviços extraordinários com as respectivas listas de pagamento de acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria de Administração e Previdência. Ao disponibilizar essa lista na internet, o sistema também possibilita um acompanhamento mais eficiente sobre as atividades extraordinárias e consultas ao histórico dos meses anteriores.
Para facilitar ainda mais as atividades dos policiais militares, neste ano foram desenvolvidas algumas novas funcionalidades no sistema. Através de consulta instantânea é possível, por exemplo, obter-se informações detalhadas sobre a participação de um funcionário em determinado evento ou a relação de eventos que esse funcionário participou. Uma outra funcionalidade é a redistribuição das cotas de pagamento entre as unidades da Policia Militar, o que permite a otimização dos recursos. O sistema disponibiliza, ainda, outras funcionalidades administrativas, entre elas que somente os funcionários devidamente autorizados possam ter acesso aos relatórios detalhados das cotas disponíveis, número total de cadastros, quantidade de cotas faltantes por unidade e também as tentativas de cadastros incorretos.
O sistema também realiza a validação e controle das tentativas de cadastros, armazenando-as em banco de dados para eventuais consultas de acompanhamento. Além disso, todas as tarefas realizadas no sistema - inclusões, alterações ou exclusões - também ficam armazenadas em tabelas de auditoria no banco de dados. Através desse serviço a Secretaria de Administração conseguiu viabilizar ao mesmo tempo o controle das atividades extraordinárias da Polícia Militar, a descentralização da folha de pagamento, a desburocratização de todo o processo e a racionalização dos custos envolvidos nesse tipo de atividade.