Governo apresenta novos projetos de informática no Mercosoft/95
Autor: ASCOM
Os novos projetos que o governo divulgou na área de informática foram apresentados no Mercosoft/95, cuja feira aconteceu de 25 a 29 de abril, no Parque Barigui. No estande da CELEPAR o visitante pôde saber o que vem a ser o Telecidadão. Através de uma ligação telefônica, o cidadão passa a ter contato direto com o governo, tanto para reclamar, apresentar soluções e esclarecer dúvidas sobre os serviços ofertados pelo Estado.
Outro projeto que será lançado ainda neste semestre está voltado à área da educação. A meta é informatizar mais de 2.100 escolas públicas estaduais. Através do Sistema Escola, o governo estará mapeando informações que vão da matrícula ao histórico escolar de cada aluno. Na prática, as informações serão transmitidas da escola ao núcleo regional, à Secretaria da Educação, às demais escolas ou outros órgãos do governo. É a descentralização no processamento das informações e do próprio processo de decisão.
Saúde
Mais de 4 milhões de paranaenses terão acesso mais rápido à saúde com a informatização dos pólos regionais. O sistema é bastante ágil. Se o posto de saúde não tiver condições de prestar atendimento especializado ao cidadão, dali mesmo é feita uma ligação para o núcleo regional que marca o dia, a hora, o nome do médico para consulta. Tudo isso pesquisando sempre a cidade mais próxima. O mesmo critério será utilizado em caso de internamento hospitalar.
O Detran também está agilizando os seus procedimentos com a informatização dos 9 centros regionais e das 74 ciretrans distribuídas no interior. Junto com a ampliação da informatização, serão implantados novos serviços, como a teleconsulta, o auto-atendimento, a parceira e o Detran móvel.
Feira
Para dividir o espaço de 100 m2 do estande da CELEPAR, estiveram presentes o IAPAR de Londrina, lpardes, Polícia Militar, Procon, Tecpar, Secretaria do Planejamento, Subcomitê de Software da ABNT, Sanepar e Copel que apresentou o Simepar - Sistema Metereológico do Paraná. Os visitantes puderam acessar ainda a Internet e o BBS da CELEPAR.
Com um simples toque na tela interativa (vídeo touch-screen), utilizando recursos de multimídia (som, imagem e textos), quem visitou o estande da CELEPAR teve uma série de informações públicas através do Quiosque do Cidadão. São multas de trânsito, cadastro de empregos, orientação ao consumidor, informações turísticas e sócio-econômicas do Paraná, entre outras.
Telecidadão aproxima população do governo
O governo pretende colocar em operação até o início do segundo semestre o Telecidadão, um serviço onde a população estará se comunicando diretamente com o Estado, Através de uma central telefônica, cujo número está sendo definido, o cidadão poderá apresentar suas críticas, sugestões ou sanar possíveis dúvidas. A proposta, como explica o presidente da CELEPAR, Francisco Krassuski é permitir que o administrador público saiba realmente as principais necessidades da população e trabalhe no sentido de suprí-las.
O sistema Telecidadão foi demonstrado no estande da CELEPAR no Mercosoft/95. Os visitantes da feira puderam conhecer outros projetos que o governo lançará em breve na área de informática, principalmente envolvendo setores como educação, saúde e veículos.
Ligação telefônica
Quando se tratar de críticas, a teledigifonista encaminhará o assunto à Ouvidoria que, por sua vez, remeterá à Secretaria responsável, cobrando, dentro de um prazo estipulado, respostas e, principalmente, soluções do problema. As medidas adotadas pela administração pública serão comunicadas à pessoa que efetuou a reclamação.
No caso de sugestões, a Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral será a responsável pela centralização e triagem das propostas enviadas ao governo. Este "banco de idéias" como denomina Krassuski, será um centro de referência para a elaboração e implantação de novos projetos no Paraná. "Desta maneira, explica o presidente da CELEPAR, o cidadão estará participando diretamente da administração do Estado."
O Telecidadão funcionará também como uma central para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da administração estadual. O objetivo é que o cidadão antes de sair de casa, saiba realmente todos os procedimentos necessários para receber o serviço oferecido pelo governo. "Queremos eliminar definitivamente as romarias desnecessárias às repartições públicas", destaca Francisco Krassuski.
O Telecidadão será operacionalizado através da rede de comunicação de dados e serviços do Estado que é administrada pela CELEPAR. Assim que receber a ligação, a teledigifonista enviará a mensagem ao órgão responsável, no caso Ouvidoria ou Secretaria do Planejamento, como também às centrais de atendimento ao cidadão que já funcionam em algumas empresas públicas estaduais.
Os novos projetos que o governo divulgou na área de informática foram apresentados no Mercosoft/95, cuja feira aconteceu de 25 a 29 de abril, no Parque Barigui. No estande da CELEPAR o visitante pôde saber o que vem a ser o Telecidadão. Através de uma ligação telefônica, o cidadão passa a ter contato direto com o governo, tanto para reclamar, apresentar soluções e esclarecer dúvidas sobre os serviços ofertados pelo Estado.
Outro projeto que será lançado ainda neste semestre está voltado à área da educação. A meta é informatizar mais de 2.100 escolas públicas estaduais. Através do Sistema Escola, o governo estará mapeando informações que vão da matrícula ao histórico escolar de cada aluno. Na prática, as informações serão transmitidas da escola ao núcleo regional, à Secretaria da Educação, às demais escolas ou outros órgãos do governo. É a descentralização no processamento das informações e do próprio processo de decisão.
Saúde
Mais de 4 milhões de paranaenses terão acesso mais rápido à saúde com a informatização dos pólos regionais. O sistema é bastante ágil. Se o posto de saúde não tiver condições de prestar atendimento especializado ao cidadão, dali mesmo é feita uma ligação para o núcleo regional que marca o dia, a hora, o nome do médico para consulta. Tudo isso pesquisando sempre a cidade mais próxima. O mesmo critério será utilizado em caso de internamento hospitalar.
O Detran também está agilizando os seus procedimentos com a informatização dos 9 centros regionais e das 74 ciretrans distribuídas no interior. Junto com a ampliação da informatização, serão implantados novos serviços, como a teleconsulta, o auto-atendimento, a parceira e o Detran móvel.
Feira
Para dividir o espaço de 100 m2 do estande da CELEPAR, estiveram presentes o IAPAR de Londrina, lpardes, Polícia Militar, Procon, Tecpar, Secretaria do Planejamento, Subcomitê de Software da ABNT, Sanepar e Copel que apresentou o Simepar - Sistema Metereológico do Paraná. Os visitantes puderam acessar ainda a Internet e o BBS da CELEPAR.
Com um simples toque na tela interativa (vídeo touch-screen), utilizando recursos de multimídia (som, imagem e textos), quem visitou o estande da CELEPAR teve uma série de informações públicas através do Quiosque do Cidadão. São multas de trânsito, cadastro de empregos, orientação ao consumidor, informações turísticas e sócio-econômicas do Paraná, entre outras.
Telecidadão aproxima população do governo
O governo pretende colocar em operação até o início do segundo semestre o Telecidadão, um serviço onde a população estará se comunicando diretamente com o Estado, Através de uma central telefônica, cujo número está sendo definido, o cidadão poderá apresentar suas críticas, sugestões ou sanar possíveis dúvidas. A proposta, como explica o presidente da CELEPAR, Francisco Krassuski é permitir que o administrador público saiba realmente as principais necessidades da população e trabalhe no sentido de suprí-las.
O sistema Telecidadão foi demonstrado no estande da CELEPAR no Mercosoft/95. Os visitantes da feira puderam conhecer outros projetos que o governo lançará em breve na área de informática, principalmente envolvendo setores como educação, saúde e veículos.
Ligação telefônica
Quando se tratar de críticas, a teledigifonista encaminhará o assunto à Ouvidoria que, por sua vez, remeterá à Secretaria responsável, cobrando, dentro de um prazo estipulado, respostas e, principalmente, soluções do problema. As medidas adotadas pela administração pública serão comunicadas à pessoa que efetuou a reclamação.
No caso de sugestões, a Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral será a responsável pela centralização e triagem das propostas enviadas ao governo. Este "banco de idéias" como denomina Krassuski, será um centro de referência para a elaboração e implantação de novos projetos no Paraná. "Desta maneira, explica o presidente da CELEPAR, o cidadão estará participando diretamente da administração do Estado."
O Telecidadão funcionará também como uma central para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da administração estadual. O objetivo é que o cidadão antes de sair de casa, saiba realmente todos os procedimentos necessários para receber o serviço oferecido pelo governo. "Queremos eliminar definitivamente as romarias desnecessárias às repartições públicas", destaca Francisco Krassuski.
O Telecidadão será operacionalizado através da rede de comunicação de dados e serviços do Estado que é administrada pela CELEPAR. Assim que receber a ligação, a teledigifonista enviará a mensagem ao órgão responsável, no caso Ouvidoria ou Secretaria do Planejamento, como também às centrais de atendimento ao cidadão que já funcionam em algumas empresas públicas estaduais.