Identidade Visual - quarenta anos da CELEPAR
Resumo
Companhia de Informática do Paraná - Celepar, este é o nome da empresa pioneira do ramo no Brasil, que completará em 2004 seu quadragésimo aniversário de existência. A origem da sigla Celepar vem desde a criação da empresa no ano de 1964, devido ao primeiro nome, Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná, mudando a razão social em 1975 para Companhia de Processamento de Dados do Paraná e novamente para o atual nome em 1994. Nos seus quarenta anos de muitos serviços prestados ao cidadão paranaense, a empresa cresceu, adquiriu novas tecnologias, apresentou soluções de informática, sendo até hoje a responsável pela informatização do governo estadual. Assim, como qualquer empresa que completa um certo período de tempo significativo de existência, a Celepar estará em festa no próximo ano, comemorando a sua quarta década e para isto deverá preparar vários acontecimentos e repartir com seu corpo funcional e também com a sociedade paranaense os festejos referentes a esta data jubilosa. Portanto, este projeto gráfico consiste na criação de um selo comemorativo para salientar e marcar na memória da empresa mais uma fase importante de sua história. O selo comemorativo é o instrumento que inicia o projeto e faz parte de todo material gráfico, onde as aplicações na papelaria básica já contenham a logomarca da empresa. Não acompanhará a mesma, mas sendo uma aplicação num brinde, por exemplo, haverá a necessidade de inserir a logomarca, respeitando os manuais de identidade visual da Celepar e do selo comemorativo. Doravante, nos capítulos deste documento será aplicado o conhecimento obtido durante período academicamente cursado, somado à criatividade e afeto que um cidadão e funcionário têm por uma empresa pública de grande importância no contexto estadual.
Introdução
Como diz a letra da música cantada pela intérprete Ivete Sangalo e muito utilizada pela mídia, como também pela torcida brasileira na conquista do pentacampeonato de futebol pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 2002, realizada pela primeira vez em dois países, a Coréia e o Japão, “Vai rolar a festa”. Esta expressão de cunho popular que indica que vai haver uma festa, nos traz a idéia de que vai haver um evento comemorativo, uma reunião de pessoas de uma comunidade, uma demonstração de alegria. Este evento pode representar a comemoração de um aniversário de um indivíduo, de um acontecimento ou até da data de criação de uma empresa. Assim, para que isto aconteça da melhor maneira, é necessário haver um planejamento, verificar local, data e hora de realização, orçar custos, convites e convidados, bebida e alimentação e demais itens necessários.
Para a comemoração do aniversário de uma empresa isto pode ser acrescido de muitos detalhes e com muita criatividade pode-se assim, através de inovações e surpresas, apresentar algo que se torne um marco e alvo de muitos comentários por parte da comunidade envolvida como: apresentação de vídeos, efeitos especiais, homenagens, sorteio de brindes, enfeites de mesa, entre outros.
Para a Companhia de Informática do Paraná - Celepar, pensou-se em produzir um selo comemorativo do seu quadragésimo aniversário e em paralelo organizar um evento comemorativo marcante para tal, com todos os detalhes que se deva inserir, mas deve-se respeitar algumas normas ou tradições, pois é uma empresa com um número acentuado de funcionários com relativo tempo de casa, além de ser uma empresa de economia mista do Governo do Estado do Paraná e sofre toda e qualquer influência política, como qualquer outra no âmbito estadual.
Resgatar o histórico da empresa com minúcias, fotos de ex-diretores em sites, se possível com comentários dos mesmos, escritos ou audíveis, evolução da logomarca, registro de curiosidades, antigos computadores e fatos importantes, devem também fazer parte do projeto.
O selo comemorativo deverá conter o numeral “40”, informando a idade que se está comemorando, buscando o ícone da empresa que é sua fachada, ícone que se encontra em quase todo material gráfico que a empresa produziu ou na logomarca, sem desrespeitar o manual de padronização e identidade corporativa, pois se observou folders impressos com a logomarca da empresa totalmente errônea na pesquisa preliminar.
O selo será inserido em todo material possível como: papelaria básica, envelopes, adesivos, brindes, no site do governo, no site da empresa, em banners, vídeo institucional e demais aplicações possíveis ou propostas.
Portanto, todo o material gráfico respeitará as normas da empresa, opiniões da diretoria, padronizações, aspectos políticos, tendências, ou qualquer outro item que seja necessário.
Assim, pesquisado, delimitado, definido e tendo os objetivos principais detalhados, iniciou-se o projeto denominado “Identidade Visual Quarenta Anos da Celepar”.
Selos comemorativos, com e sem a logomarca da Celepar
Revisão Bibliográfica
Em documento do acervo da biblioteca da empresa encontra-se a informação que a Celepar foi na esfera Governamental, a primeira empresa do gênero criada no Brasil e que em 30 de outubro de 1964, pela Lei n° 4945, o Poder Executivo foi autorizado a constituir ou participar de Sociedade por ações, destinada a implantar um Centro Eletrônico e operar no ramo de prestação de serviços de processamento de dados. Por Escritura Pública lavrada em 15 de novembro de 1964, foi constituída a Companhia Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná S/A - Celepar, com participação acionária inicial de 500 mil cruzeiros. No Decreto n°19.820 de 26 de outubro de 1966 procurou-se estreitar o relacionamento entre a empresa e os potenciais usuários de processamento de dados do setor público, com vistas a um primeiro esboço de uma política para o setor.
Os Primeiros Passos
Os primeiros passos foram dados num setor que demandava imediato atendimento: o da administração de pessoal. Entre a data de sua constituição e o ano de 1971, com exceção de uma grande aplicação executada em 1965 (cadastramento do IBRA), as atividades da Celepar ficaram praticamente restritas à elaboração das folhas de pagamentos do setor público estadual, emissão e controle da TRU’s e multas para o Detran, processamento de estatísticas básicas para o DEE e para a Fundepar e controle da Farmácia do órgão de Previdência do Estado. A primeira unidade central de processamento com capacidade de 20 mil posições de memória, uma unidade de fita magnética com capacidade para 6 fitas de 1,2 mil pés, uma impressora com capacidade de 800 linhas por minuto, uma impressora modelo CMC7, utilizada para personalizar cheques, um leitor de cartões read e um perfurador de cartões punch eram as características básicas do primeiro computador da Celepar, um computador Bull, modelo Gamma 30, de fabricação francesa, que de 1965 a 1972 foi o responsável pela execução da totalidade dos serviços prestados pela empresa.
Em outubro de 1971, a Celepar obteve autorização Governamental, para promover a substituição de seus equipamentos, tendo a Comissão julgadora recomendado a contratação de um computador IBM/370-135. Como solução de curto prazo, uma vez que o equipamento Bull, além de não mais dispor de capacidade de suporte para as novas aplicações previstas, nem de recursos humanos para seu desenvolvimento, foi instalado um computador IBM/360-25, com prazo de permanência de 12 meses na empresa, posteriormente vieram dois computadores IBM/370-145 e a partir desta data, deu-se início ao programa de expansão da empresa, com ênfase em sistemas orientados para as áreas das, então, Secretarias da Fazenda e do Governo. O ano de 1971 foi um marco que destacou a evolução da simples informação de nível operacional para a informação de nível gerencial. Nos anos seguintes a evolução verificou-se em todos os sentidos. Os sistemas cada vez mais complexos e integrados levaram a empresa a atuar nas áreas: Tributária (estadual e municipal), Financeira, de Controle de Projetos, Planejamento, Transporte, Agricultura, Segurança Pública e Estatísticas. Paralelamente, o faturamento da empresa, o número de funcionários, especialmente o de técnicos de alto nível, apresentaram um crescimento correspondente. Em 29 de agosto de 1975, foi aprovada a alteração da razão social, objetivando a atualização e adequação à denominação das demais companhias de processamento de dados, passando o Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná S/A - Celepar a denominar-se Companhia de Processamento de Dados do Paraná - Celepar.
Ditra - Divisão de Transcrição de Dados - dezembro/1987
Divisão de Operação - dezembro/1987
Em página dedicada ao ex-funcionário Antônio Jimenes do Informativo n° 56, cedido pela funcionária Lislane Gracinda Dias a “Lila” com o título “Uma história de mais de 20 anos contada por quem já é história”. Como diz o título, Jimenes contava como foi criada a Celepar de uma outra maneira, assim iniciava a matéria: “Caneco de Sangue, esta era a denominação do espaço geográfico onde começou a história da mais antiga empresa estatal brasileira de processamento eletrônico de dados, iniciada nas esquinas das ruas Barão do Rio Branco com Visconde de Guarapuava, em 24 de novembro de 1964, e fazendo jus à fama do local, com a mudança da Celepar em julho de 1965 para o prédio onde hoje funciona a sua sede, aquela área passou a ser ocupada pela Boite Kyten, (Tempos quentes) marcaram o início da caminhada do Celetron - Centro Eletrônico, é verdade, este foi o primeiro nome da Celepar, ou melhor, a primeira tentativa de nome, uma vez que não vingou. Logo em seguida, passou a denominar-se”. Centro”. Eletrônico de Processamento de Dados S/A”.
Página do informativo n° 56 - Dedicada a Antônio Jimenes, ex-funcionário
Também é possível encontrar mais informações sobre a Celepar no site institucional, acessando a página www.celepar.gov.br que refere-se à apresentação da empresa.
Hoje, a Celepar é uma empresa de capital fechado, cujo acionista majoritário é o Estado do Paraná. No organograma geral do Estado do Paraná, a companhia encontra-se vinculada à Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos - SEAE e a prestação de serviços compreende: consultoria em Tecnologia da Informação e de gestão, serviços de rede de comunicação de dados, administração de ambientes informatizados, operação de sistemas, desenvolvimento e manutenção de sistemas, recursos computacionais e Central de atendimento a Clientes. A Celepar, como membro na comunidade de informática, relaciona-se com diversas instituições, contribuindo, desta forma, para que seu uso melhore e aprimore a cultura no Estado e no País, entre elas: ABEP, CEI, BIT, BRISA e SC-21;10.
Selos
Existem dois grupos principais de selos, os permanentes e os comemorativos.
Selos permanentes
Selos Permanentes
Os selos permanentes são os selos emitidos regularmente por um país. Podem ser usados durante vários anos, podem ser de vários tamanhos ou pictóricos, podem ser emitidos em série, devem abranger todas as tarifas postais e ir desde a mais pequena unidade da moeda a selos de elevado valor para serem utilizados em grandes encomendas postais.
Selos Comemorativos
Os selos comemorativos são produzidos para assinalar acontecimentos importantes ou aniversários. São normalmente maiores e mais coloridos do que os selos permanentes e a razão para a emissão do conjunto será mostrada claramente no desenho. As séries comemorativas são muitas vezes constituídas por dois a seis selos de diferentes valores faciais, embora existam exceções quando se dá o caso de serem impressos apenas um ou dois valores. De modo análogo ao que se passa com as folhas de selos, o comemorativo é por vezes impresso em blocos de séries, cada um deles rodeado por uma margem, assemelhando-se a uma folha de selos em miniatura. São produzidos especialmente para filatelistas.
Selos comemorativos, segundo o livro de Gilberto Strunck cujo título é “Como criar identidades visuais para marcas de sucesso” diz que as empresas completam períodos significativos de existência. Nestes casos, são criados elementos que identifiquem suas idades visualmente. Com isso as empresas quando consideram seu logotipo e símbolos envelhecidos, optam por criar selos com visual moderno, muitas vezes aproveitam o momento e redesenham ou criam novas identidades.
Para se desenvolver um selo comemorativo de uma empresa é necessário ter acesso ao seu manual de padronização do programa de identidade corporativa, desenvolvido por um escritório de design.
O Instrumento Normativo
No site dos Correios indicado em consulta telefônica pelo funcionário da Assessoria de Comunicação, encontra-se a Portaria de número 818 e a Norma de número 10 de 1996 nela contida, do Ministério das Comunicações, assinada pelo então Ministro Sérgio Motta, instrumento normativo que enfatiza e esclarece outros itens de caráter comemorativo como: carimbo comemorativo, cartão-postal comemorativo, o que é selo, o selo comemorativo, suas características e demais itens relativos aos itens já mencionados sendo:
- carimbo comemorativo - marca postal com tempo determinado de utilização destinado a comemorar um acontecimento ou acompanhar o lançamento de selo situando-o no tempo e no espaço;
- cartão-postal comemorativo - peça ilustrada, própria para correspondências e destinada a divulgar eventos e datas significativas de repercussão nacional e/ou internacional;
- selo - estampilha postal, adesiva ou fixa, destinada ao franqueamento de correspondências, tendo a seguinte classificação:
- selos comemorativos - emissões alusivas a comemorações de fatos, datas e eventos de destaque nos segmentos socioculturais, em âmbitos nacional e internacional, com tiragem limitada;
Características dos Selos Postais - estes quanto:
- aos selos comemorativos, especiais, ordinários e promocionais: deverão ter um elevado nível técnico e artístico, devendo a ECT levar em consideração nas emissões, os seguintes aspectos: originalidade de tema, elevada concepção artística, beleza e harmonia pictóricas, adequação da imagem do selo ao tema, aprimorada técnica de impressão, inovação filatélica e aceitação pelo mercado;
- às emissões comemorativas e especiais deverão ser alusivas a: eventos culturais, artísticos, científicos, históricos e religiosos, de repercussão nacional e mundial, que apresentem interesse temático; congressos, conferências e reuniões de interesse internacional, desde que sejam compatíveis com as normas em vigor; divulgação de ações governamentais; homenagem a personalidades e vultos pátrios já falecidos; homenagem a Chefes de Estado; divulgação de competições esportivas marcantes; assuntos relacionados à preservação do meio ambiente, enfatizando, especialmente, a fauna e a flora, ambas em extinção, bem como reservas ecológicas nacionais, objetos de ações preservacionistas; promoção e divulgação do Turismo Nacional; e valores da cidadania, direitos humanos, solidariedade e assuntos relacionados ao bem-estar da humanidade;
- à escolha de motivos dos selos comemorativos e especiais obedecerá, ainda, às seguintes recomendações: os selos assinalando acontecimentos de relevo deverão ser emitidos a partir da comemoração do centenário, sesquicentenário, etc., não devendo ser renovados, senão decorridos pelo menos 50 anos; os selos homenageando indivíduos deverão ser, preferencialmente, emitidos no aniversário de nascimento; as pessoas vivas não poderão ser homenageadas em selos postais, excetuados os Chefes de Estado; os selos não poderão ter como motivo homenagem a instituição de caráter privado, político ou religioso, empresas comerciais ou industriais; as proposições para emissões de cunho religioso, deverão ser rigorosamente analisadas, levando-se em consideração a abrangência e a repercussão do fato; as proposições alusivas a aniversários de cidades estarão sujeitas a análise especial, levando-se em consideração a importância das mesmas nos contextos econômico, histórico e sócio-cultural do País. As homenagens deverão ser efetuadas, a partir do tricentenário, devendo, em casos excepcionais, a Comissão Filatélica Nacional aprovar quando se tratar de cidades significativas do ponto de vista histórico-cultural; e as emissões deverão ter, tanto quanto possível, a maior abrangência de mercado, em âmbitos nacional e internacional, dando-se preferência a temas inéditos.
Materiais e Métodos de Pesquisa
Fase Analítica
Selo comemorativo, similaridade e normas
O projeto “Identidade Visual Quarenta Anos da Celepar” proposto, sugere a criação de um selo comemorativo que com a pesquisa realizada sobre o tema, apresentado no capítulo revisão bibliográfica encontrou-se duas formas de entendimentos sobre o que é um selo comemorativo. Numa delas há a Portaria de número 818 e a Norma de número 10 de 1996 do Ministério das Comunicações, instrumento normativo que instrui e enfatiza como os selos comemorativos devem ser, ou seja, estes podem ser alusivos a comemorações de fatos, datas e eventos de destaque nos segmentos sócio-culturais, em âmbitos nacional e internacional e com tiragem limitada e também, quanto à escolha de motivos dos selos comemorativos, obedecerá a recomendações no sentido de que os selos assinalando acontecimentos de relevo deverão ser emitidos a partir da comemoração do centenário, sesquicentenário, etc., não devendo ser renovados, senão decorridos pelo menos 50 anos. Assim, não poderá ser criado um selo postal comemorativo para ser usado pelos correios e fazer parte de um álbum de filatelista, mas permite criar um selo ou marca comemorativa para uso da Celepar, onde será aplicado em sua papelaria básica, site, folders, cartazes e nas propostas adicionais do projeto gráfico proposto.
Em se tratando do selo comemorativo para os quarenta anos da Celepar a se realizar em 24 de novembro do ano de 2004, pensou-se em se utilizar a logomarca da Celepar, mas não poderá desobedecer às recomendações de seu manual de identidade, ou seja, só poderá utilizar as formas possíveis demonstradas nas figuras abaixo.
Logomarca horizontal
Logomarcas horizontais
Assinaturas verticais
Logomarcas verticais
Logomarcas Manual de Identidade Corporativa - Celepar
No decorrer dos anos, a Celepar alterou e evoluiu em sua logomarca o que é natural e recomendado na área de programação visual ou design gráfico.
Considerando que as logomarcas anteriores podem ser consideradas ícones e podem auxiliar no entendimento e trazerem sugestões para a criação do selo do quadragésimo aniversário da Celepar, optou-se em conhecê-las, como foram criadas e também seus conceitos.
Fase Criativa
Selo comemorativo e gerações de alternativas
Foi iniciada a criação do selo comemorativo utilizando como modelo, parte do formato da logomarca da Celepar e também as cores: o Pantone Reflex Blue CV e o Pantone Verde 347 CV, conforme indica o manual de identidade corporativa da empresa, confeccionada pela MCA.
Após muitas alternativas e assistências com o professor orientador foram geradas muitas opções, sempre utilizando curvas, semicírculos, elipses, inversões de cores, tipos de fontes da família da Futura, sempre formando o numeral quarenta.
O objetivo principal é o de criar uma marca comemorativa para inserção na papelaria básica da empresa e outras aplicações como: adesivos, brindes, folders, cartazes e etc.
A divulgação do selo comemorativo se dará em todos os meios possíveis como: mídia falada e escrita, adesivos em veículos da empresa e distribuição aos empregados, portal e site na Internet, selo adesivo em papelaria básica da empresa e outros canais de divulgação possíveis.
Uma das primeiras alternativas tinha um conceito inovador, ou seja, nunca alguém havia utilizado números romanos em um selo comemorativo, abaixo um dos modelos criados.
Primeira alternativa gerada para o selo comemorativo.
Nesta geração parte da logomarca da Celepar é formada com as letras “X” e “L”, referentes aos números 10 e 50 em algarismos romanos, formando portanto, 40 em algarismos romanos.
Continuando a geração de alternativas temos:
Outras alternativa geradas para o selo comemorativo
Fase Criativa
No processo de definição, ainda foi trabalhado com outras alternativas. Neste momento houve a tentativa de organizar a alternativa para melhor visualização e aplicação em um manual de marca do próprio selo.
As duas últimas alternativas foram escolhidas inicialmente e apresentadas, mas ainda foram alvo de sugestões e modificações.
Com novas modificações realizadas, verificação da continuidade dos conceitos iniciais, qual a forma de aplicação, inserção ou não da logomarca da Celepar, e a presença de ingredientes gráficos importantes como: ritmo, harmonia, equilíbrio, proporção e movimento, foram elaborados novos selos.
Na seleção final para o projeto foi escolhido o selo abaixo, podendo ser aplicado com ou sem a logomarca da Celepar, pois em alguns materiais a ser aplicado já pode conter a logomarca da Celepar.
Alternativa escolhida e gerada para o selo comemorativo.
Para demonstrar como se deve reproduzir o selo comemorativo foi desenvolvido um manual de identidade visual do selo comemorativo de 40 anos da Celepar.
Aplicação da alternativa escolhida do selo com a logomarca da Celepar
Resultados
Fundamentando o Projeto “Identidade Visual Quarenta Anos da Celepar”, consistido e definido nas fases antecedentes a este capítulo, representado pelos itens do projeto que se compõe na criação de um selo comemorativo, suas aplicações, propostas gráficas, as festividades da empresa no seu ano jubilar, sua organização e todo contexto a que se refere, será determinada cientificamente na fase executiva toda a teoria de seu desenvolvimento.
Fase Executiva
Justificando a criação do selo comemorativo criado e apresentado anteriormente, resultado dos conhecimentos acadêmicos e de toda busca de informações referentes à Companhia de Informática do Paraná - Celepar, constatando também a necessidade de introduzir novidades aos produtos já desenvolvidos pela empresa com mais informação e produção gráfica, pode-se, assim, obter os resultados esperados, precisando também reavaliar alguns itens já planejados.
Conceito das logomarcas criadas para a Celepar
Foi verificado, nas logomarcas desenvolvidas desde a criação da Celepar, que houve um conceito seguindo a tecnologia e o modismo de cada época, ficando, por exemplo, que:
- na logomarca de 1964 (ou 1967) foi uma cópia espelhada da figura representativa de parte da memória de núcleo-magnético;
Comparação da logomarca da Celepar (1964) com memória de computador
- em 1974 o arquiteto Rubens Sanchotene utilizou o conceito do processamento de dados, representando os componentes básicos de um computador com a entrada de dados, processamento e saída de dados;
Comparação da logomarca da Celepar (1974) com o processamento de dados
- em 1983 houve a aplicação de tons de azul e fundo preto, em 1985 foi retirado o fundo preto, mas não foi possível encontrar o real conceito, mas interpretou-se que o formato e as linhas internas representam as informações que circulam dentro de um computador e são apresentadas em um monitor de vídeo;
Logomarca da Celepar (1983 e 1985)
- na logomarca atual criada pela empresa do arquiteto Manoel Coelho, foi inserida mais uma cor, a verde, assim aplicadas a um fundo branco. Utiliza as cores da bandeira do Estado do Paraná e define o objetivo de criação de uma logomarca moderna, forte e segura, consolidando o porte, a capacidade administrativa e a importância da celepar no contexto empresarial, seguindo também o modelo adotado recentemente com linhas envolvendo uma esfera, significando o giro de informações pelo mundo globalizado.
Logomarca da Celepar (atual) - cores aplicadas
Conceito dos materiais gráficos comemorativos criados para a Celepar
Já nos materiais gráficos e selos comemorativos encontrados desde a criação da Celepar, foi verificada a inserção ou aproveitamento da logomarca existente ou do conceito em sua maioria.
Selos comemorativos encontrados desde 1964
Conceito do Selo Comemorativo de Quarenta Anos da Celepar
Aproveitando também as mesmas cores e parte da esfera da logomarca atual e o modelo das curvas em forma de “unha”, foi criado um selo comemorativo onde foi possível aplicar alguns fatores influentes de composição como: ritmo, harmonia, equilíbrio, proporção e movimento, como também cada parte do selo representa um objetivo ou propósito, assim:
- o numeral “4”, aplicado em duas cores, à parte em verde, Pantone 347, representa o símbolo “
“ de verificado ou confirmado, reforçando a posição da empresa em seus anos de existência, completando com a parte em azul, Pantone Reflex Blue, formando o número “4” que na sua extensão, ajustando-se e combinando com a palavra “ANOS” em verde, Pantone 347;
Demonstração parte 01 - Selo Comemorativo
Parte do símbolo “
“, a que fica deitada, apresenta ritmo e harmonia com seu espelhamento utilizando “Gestalt”, representando a relação, a interação ou a interface entre o cidadão e a informatização pública;
Demonstração parte 02 - Selo Comemorativo
O numeral “0” (zero) representado por parte da logomarca atual da Celepar re-estilizada evita uma cópia e assim respeita o manual de padronização e identidade corporativa da Celepar, representando portanto a própria Celepar, a circulação de informações e serviços prestados pela empresa no âmbito estadual, através de diversos canais de comunicação de dados.
Demonstração parte 03 - Selo Comemorativo
Com as alíneas explicativas acima, somadas em um só conceito, o Selo Comemorativo de Quarenta Anos da Celepar (figura abaixo) exibe o seguinte conceito geral: A confirmação da Celepar conforme sua missão, ou seja: “Promover soluções de melhoria da administração pública do Paraná e dos serviços prestados ao cidadão, utilizando tecnologias de informação e de gestão”, reforçadas as novas tecnologias, como a Internet, no portal do governo, o e-paraná, facilitando, informando, interagindo e prestando diversos serviços ao usuário.
Alternativa escolhida e gerada para o selo comemorativo
Para melhor detalhar o Selo Comemorativo demonstrado acima foi desenvolvido um Manual denominado “Manual de Identidade Visual - Selo Comemorativo 40 Anos da Celepar” que foi elaborado em material gráfico especial em arquivo digital (pdf) e impresso, estando a disposição da Celepar.
Discussão
O selo comemorativo de quarenta anos da Companhia de Informática do Paraná - Celepar desenvolvido neste projeto gráfico, tem muitos objetivos e significados, tanto no que foi relatado nos capítulos anteriores como também na vida real.
Neste documento o selo comemorativo representa para a Celepar um marco, um registro na história do Paraná. É idêntico ao que ocorre com um individuo quando chega à idade de 40 anos. No dito popular diz-se “A vida começa aos quarenta”.
No entanto, durante a realização deste projeto gráfico, foi verificado um ponto falho da Celepar, ou seja, é o de não ter um departamento ou funcionário responsável preocupado em registrar os fatos ocorridos de uma maneira que sirva de informação para o futuro próximo ou não tão próximo. Pode-se dizer que até há pessoas com este intuito, tem-se até algum material de apoio na biblioteca, mas não existe um mecanismo que canalize e gerencie estas informações.
Destacando um exemplo bem claro que ocorreu durante a pesquisa e análise das logomarcas criadas para a Celepar, onde a primeira logomarca só se ficou sabendo de sua existência quando foi oferecido para ser visto um pequeno livro com figuras para colorir, desenvolvido para um projeto para crianças. A estagiária contratada para desenvolver o livro repassou a informação quando soube que se desenvolvia paralelamente um projeto gráfico para os quarenta anos da empresa. Com isso buscou-se alguma outra informação para ratificar a informação recebida, fato que foi confirmado na consulta a funcionária com mais tempo de Celepar, que guardava em sua gaveta dois regulamentos de funcionários, um do ano de 1965 e outro de 1967 que continham a logomarca desenhada à mão em sua capa, gerando dúvidas se realmente é a primeira ou foi idealizada no ano de 1967. Com este exemplo pode-se perceber que o projeto desenvolvido chamará a atenção do corpo funcional e o site associado denominado memória, consolidado ao site da empresa, que principiará a coleta de informações e sugestões, criando um vínculo com os funcionários, um banco de informações, registrando, portanto, os fatos memoráveis da história da Companhia.
Também se percebeu que fatos políticos internos ou externos dificultaram a busca pela Celepar de se guardar informações, foi o caso contado neste documento, referente à galeria de ex-diretores, onde não se continuou a fotografar e enquadrar as fotos dos últimos diretores. Mas este problema foi contornado com a tentativa de entrar em contato com a maioria dos ex-diretores da empresa, solicitando autorização de publicação de suas fotos na Internet e anexando um texto com fatos marcantes e curiosidades, fornecido pelos mesmos. Porém, admite-se que somente a metade dos ex-diretores contatados deverá retornar com as informações solicitadas, sendo já um bom começo ao objetivo deste projeto.
O site tem pouco desenvolvimento gráfico, pois fica limitado ao modelo adotado pela empresa, mas verdadeiramente o real objetivo é o de buscar a interação com todos os funcionários da Celepar, coletando mais informações, algumas correções e sugestões para as páginas dedicadas a tudo que envolve a empresa, como: logomarcas, curiosidades, os selos comemorativos anteriores e o selo desenvolvido neste projeto.
Num comentário dedicado às logomarcas anteriores, abre-se um parênteses e discute-se os conceitos e qualidades gráficas das mesmas, mesclando com os selos comemorativos desenvolvidos a partir delas, verificando assim, como foram buscados seus conceitos e a influência do modismo de cada época, como também a relação com o período tecnológico e da computação eletrônica.
Com o selo comemorativo desenvolvido para a comemoração do quadragésimo aniversário da Celepar, passou-se então a integrá-lo a várias peças gráficas, tanto para apresentá-las em exposição e avaliação acadêmica, como para mostrar para a Celepar que além de seu conceito já conquistado perante a sociedade paranaense, a empresa pode com pequenos brindes e os canais de comunicação já existentes, como a Internet, um comercial institucional na televisão ou um outro meio como a proposta de uma série de cartões telefônicos, disponibilizar fatos registrados em local de domínio público e de fácil contato, permitindo, assim, aos seus próprios funcionários, clientes, amigos, fornecedores, terceirizados, estagiários e o cidadão paranaense, principalmente às novas gerações, num comum plano de marketing, mostrar e defender o objetivo de sua criação e justificar sua atual missão, que diz: “Promover soluções de melhoria da administração pública do Paraná e dos serviços prestados ao cidadão, utilizando tecnologias de informação e de gestão”.
Conclusão e Recomendações
O projeto “Identidade Visual Quarenta Anos da Celepar” desenvolvido e registrado neste documento revela a criação de um selo comemorativo que faz parte de diversos materiais gráficos, ora aplicado unicamente, ora aplicado com a logomarca da Celepar, que na papelaria básica poderá estar acompanhado também da logomarca do atual governo estadual. Este selo comemorativo representa quarenta anos de uma empresa que nasceu pioneira em seu gênero, apresenta em seu conceito a sua missão e também uma forma de mostrar ao povo paranaense que um de seus patrimônios estará no próximo ano somando mais uma década de existência.
Assim, recomenda-se a quem tenha interesse em dar continuidade a este projeto ou faça parte de novos projetos da Companhia de Informática do Paraná - Celepar, que não deixe de registrar e cobrar das novas gerações. Que a memória da empresa não caia em esquecimento e nem gere dúvidas.
Referências
1. BONFIM, G. A. Metodologia para desenvolvimento de projeto. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1984. 64 p.
2. COELHO, M. Programa de identidade corporativa: manual de padronização. Curitiba: CELEPAR, s.d./ 28 p.
3. CORREIOS. Brasil em selos: selos postais do Brasil 1.0.00. Curitiba: Opensoft, 2000. 1CD ROM. (Cole.exe. 2000)
4. _____. Portaria n° 818. 1996. Disponível em: <http://www.correios.com.br/ selos/inst_normativos.cfm>. Acesso em: 14 out. 2002.
5. _____. Norma n° 010. 1996. Disponível em: <http://www.correios.com.br/selos/inst_normativos.cfm>. Acesso em: 14 out. 2002.
6. GRANGER, N. Colecionar selos: guia do principiante. Tradução: Joaquim Antônio Nogueira Gil. Lisboa: Estampa, 1998. 96 p.
7. HABERKORN, E. M. Computador e processamento de dados. São Paulo: Atlas, 1983. 150 p.
8. HOFFMANN. A. M. D. Lista de diretores da CELEPAR. Curitiba: CELEPAR, 2002. 3 p.
9. IDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: E. Blücher, 1990. 465 p.
10. KANTEK, P. L.; SCHWARZBACH, E. Um pouco de história da CELEPAR. Curitiba: CELEPAR, 2002. 19 p.
11.KOREN, L.; MECKLER, R. W. Design gráfico receitas: propostas + diagramações + soluções para leiautes. Portugal: Gustavo Gilli SA, s.d. 144 p.
12.LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios e casos. São Paulo: Atlas. 1997. 293 p.
13.MUNHOZ, D. M. Manual de identidade visual: guia para construção. Curitiba: Universidade Tuiuti, 2002. 35 p.
14. RADFAHER, L. Design/ web/design. São Paulo: Market Press, [200-]. 217 p.
15. SÃO PAULO. Secretaria da Cultura Ciência e Tecnologia. Computadores e computação. São Paulo: Perspectiva, 1971. 332 p.
16. SHIMIZU, T. Processamento de dados: conceitos básicos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1983. 234 p.
17. TAVARES, M. C. A Força da marca: como construir e manter marcas fortes. São Paulo: Harbra, 1998. 220 p.