Internet no DETRAN
Há algum tempo atrás, a Internet era considerada por muitos como um instrumento de divulgação institucional e, incluído nesse contexto, estava o Detran. Buscando gerar facilidades para os usuários do órgão, foi criado, em junho de 1997, um site com informações sobre procedimentos para os diversos processos das áreas do órgão. O objetivo inicial era o de divulgação e orientação ao usuário.
Com o passar do tempo, surgiu a primeira consulta, que era a de débitos de veículos. A partir daí, começou a se vislumbrar uma série de facilidades que poderiam ser disponibilizadas para o usuário. E novas consultas passaram a fazer parte do site. Atrás delas vieram as solicitações de serviços, as inicializações de processos e os serviços efetivamente realizados pela Internet. Hoje temos uma gama de serviços atendendo praticamente a todas as áreas do Detran.
Existe também uma série de funcionalidades, de uso restrito, para atender os usuários conveniados, dentre os quais podemos destacar: os Despachantes, os Centros de Formações de Condutores, a Fenabrave e o Bptran. Este mecanismo também tem sido incrementado para o relacionamento do Detran com outros órgãos e entidades, como por exemplo a Procuradoria Geral do Estado e o Poder Judiciário, que interagem com os processos produtivos do Detran através da Internet. Estas funções requerem a autenticação do usuário e, para isso, é utilizado um componente que executa a validação deste usuário junto ao mainframe, onde ele deve estar previamente cadastrado. Essa segurança está sendo alterada para que seja utilizada a estrutura do SNG - Sistema de Navegação Genérica, que é utilizado no mainframe. Isto gerará uma enorme facilidade na disponibilização de novas funções e também permitirá um maior controle de acesso e maior facilidade na autorização de novos usuários.
O site atualmente apresenta grande crescimento, gerando uma preocupação adicional quanto a performance e a facilidades de utilização. Com isso, os serviços mais utilizados têm sido disponibilizados na primeira página, através da pesquisa rápida. Para ser ter uma idéia deste crescimento, em todo o ano passado foram registrados cerca de 6,6 milhões de acessos contra quase 13,6 milhões nos primeiros sete meses deste ano. A média mensal cresceu 253%! As informações da área de veículos estão entre as mais procuradas pelos motoristas; o número de consultas saltou de 133.862 em janeiro/2001 para 480.533 no mês de julho. Foram disponibilizados alguns novos serviços a partir do final do mês de fevereiro: emissão de guia para pagamento de multas e abertura de processos para solicitação de certidões e para solicitação de autenticação de cópia do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Somente no mês de março foram registrados 35.705 acessos a estes serviços. Já em julho, foram 94.630. Um outro serviço que em breve deverá incrementar ainda mais o volume de acessos está relacionado à área de habilitação e é a consulta a Pontuação de Multas.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS AOS USUÁRIOS DO DETRAN
Área | Serviços pela Internet |
Infrações |
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Veículos |
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Habilitação |
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Administrativa |
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Educação para o trânsito |
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Dados estatísticos, Notícias e a Legislação de Trânsito (Nacional e Estadual) fazem parte da seção "O assunto é trânsito" que incorpora, ainda, diversos links com sites de órgãos relacionados à área de trânsito.
Pelo que se pode notar, o que antes era mais uma opção para o usuário, hoje já se tornou um dos principais meios de obtenção dos serviços do Detran, principalmente pela racionalização e agilidade, trazendo economia de tempo na realização dos serviços.
O site pode ser acessado através do endereço www.pr.gov.br/detran.