Autores: Claudio Lopes Furquim e Tarso Dutra Blitzkow de Queiroz
Um servidor para Internet rápido e fácil de montar
Testamos o servidor para Internet da Microsoft, que é um verdadeiro 3 em 1: WWW, Gopher e FTP. O produto foi desenvolvido para a plataforma Windows NT.
As características que mais chamaram a atenção foram a rapidez na instalação, simplicidade na administração e facilidade na integração com servidores de banco de dados (SGBD´s), sendo este o foco principal deste artigo.
No tocante à instalação, tendo um equipamento com Windows NT Server já configurado e em funcionamento, o tempo gasto nesta tarefa deverá consumir aproximadamente 15 minutos. Finalizado esse procedimento, o produto irá disponibilizar os serviços de servidor para WWW, Gopher e FTP.
Para o servidor WWW, o produto já monta um "site" exemplo, onde nos baseamos para conhecer todo o potencial do produto. Fica como dica, que você proceda desta maneira para ter o primeiro contato e aprendizado.
Fazendo uso das características do ambiente Windows (interface e rede), a administração e desenvolvimento das páginas HTML são mais simples e produtivos, não sendo necessário utilizar FTP, NFS, e outros recursos do mundo UNIX (caractere) para as tarefas do dia-a-dia.
A integração com um banco de dados é uma importante característica do servidor WWW, sendo o mesmo baseado em chamadas ODBC. Com isso, o modo de acesso ao banco torna-se independente do SGBD, não necessitando criar (escrever, compilar, linkeditar) programas externos (CGI´s) que executem esta tarefa. Em nossos testes, fizemos com que o produto em uma primeira etapa, acessasse um servidor SQL (MS-SQL 4.21a) localizado no próprio equipamento do servidor WWW. Ao chegar o driver ODBC para o servidor SQL da SYBASE (localizado em um equipamento UNIX), bastou redirecionar a configuração no gerenciador ODBC, para buscar as informações replicadas neste outro servidor. No fechamento deste artigo, estamos buscando o driver que permita executar o acesso em um banco de dados ADABAS (localizado no mainframe).
O "pulo do gato" para o acesso anteriormente citado é baseado em dois arquivos: um com extensão .IDC (Internet Database Connector) e outro com extensão .HTX (template de uma página HTML).
O primeiro arquivo (.IDC) que é referenciado através de um link (<HREF...) em uma página HTML qualquer do seu "site", irá conter:
- Os dados para conexão ao banco de dados (nome da entrada no ODBC e chave/senha de acesso ao banco);
- Nome do arquivo template (.HTX) com que será apresentado o resultado e,
- O comando SQL a ser executado no referido servidor.
Exemplo de um .IDC, <<sample.idc>> e que acompanha o produto:
Datasource: Web SQL
Username: sa
Template: sample.htx
SQLStatement:
+SELECT au_lname, ytd_sales
+ from pubs.dbo.titleview
+ where ytd_sales > %sales%
O segundo arquivo (.HTX) é o template (esqueleto) de uma página HTML, onde os dados resultantes da consulta feita através do comando SQL executado pelo arquivo .IDC, são apresentados seguindo este formato. O exemplo que segue, é o .HTX referenciado ao .IDC anteriormente citado (simplificado para este artigo, sendo que pode ser melhor visto no original que acompanha o produto):
- <<sample.HTX>>
- <HTML><HEAD>
- <TTITLE>Microsoft Internet Information Server</TITLE></HEAD><H1><CENTER>
- Microsoft Internet Server
- <H2>Database Access Sample </H2</H1>
- <TABLE BORDER>
- <caption>Here are the results:
- </caption><TR>
- <TH><B>Author</B></TH>
- <TH><B>YTD Sales<BR>(in dollars)</B></TH></TR><%begindetail%>
- <TR>
- <TD><%au_lname%></TD>
- <TD align="right">$<%ytd_sales%></TD></TR>%enddetail%>
- </TABLE>
- </center>
- </BODY>
- </HTML>
Este produto é uma boa opção dentre os diversos servidores para Internet, principalmente se houver necessidade de acesso a banco de dados. Outro fator positivo é quanto a esta forma de acesso, caracterizada por ser independente do SGBD.
A opinião de WEBMASTERs em "sites" experimentais, ressalta a grande facilidade no desenvolvimento e administração do servidor.
Uma outra boa notícia é quanto à comercialização do produto: FREEWARE (para aqueles que já possuam o Windows NT Server). Basta conectar-se ao "site" da Microsoft (http://www.microsoft.com) e fazer o download. Nas próximas versões do Windows NT Server, o IIS fará parte do sistema operacional.
|