Multimídia - uma tendência para o Futuro.
Texto elaborado a partir das palestras do 4º Congresso Nacional sobre Soluções e Aplicações em Multimídia - São Paulo - de 03 a 05 de outubro de 1995.
Multimídia é a união da realidade virtual, inteligência artificial e recursos de mídia. A integração dos recursos é tida pelos especialistas como sendo a próxima onda de tecnologia.
Mídias que podem interagir para o desenvolvimento de aplicações úteis e interessantes:Numa visão mais ampla a multimídia é a combinação dos recursos do computador com os da televisão. A televisão tem a economia, a flexibilidade de programação, o fácil acesso, o grande número de usuários e principalmente a qualidade. O Computador traz a possibilidade de simulações, o aprender fazendo, múltiplos usuários e localizações.A multimídia será a aproximação do computador ao usuário comum, principalmente nas aplicações de uso doméstico que apresentam um enorme potencial a ser explorado.
Áreas de aplicação:
Dentro das Empresas:
- hipermídia - manuais e normas técnicas;
- grupos de trabalho virtuais: grupos que se utilizam de materiais multimídia que podem ser manuseados e alterados;
- revistas eletrônicas e editais;
- auto-estudos a distância;
- sistema "just-in-time-training" - o aprendizado no momento da necessidade.
Mercado externo:
- informações ao público - institucionais e de interesses específicos - dados com maior valor agregado pela possibilidade de acesso a bases de dados e visualização de gráficos e imagens em movimento;
- aplicações para crianças e adultos - educativas e de entretenimento - imagens com a qualidade da TV e os sons dos CD´s;
- treinamentos e divulgações - marketing - com total abrangência através das redes de comunicações, além de permitir maior interatividade;
- aplicações do tipo: versões eletrônicas de "best sellers", vendas desassistidas, auto atendimento, apresentação de produtos, games (números aproximados de US$ 15 bilhões ao ano no mundo), etc.
O que é necessário pensar quando do projeto de uma aplicação Multimídia:
- pensar se a aplicação que se deseja desenvolver será apenas informativa ou se provocará ações (acesso a bancos de dados, emissão de extratos, etc.);
- será para quiosque, CD-ROM, WWW, TV interativa ou outras mídias? Cada tipo de aplicação tem suas características, potencialidades e restrições diferenciadas;
- validar a proposta de aplicação com os recursos disponíveis - cada nova tecnologia integrada à aplicação trará novos custos - tem que ser validada a relação custo x benefício;
- a que público se destina a aplicação;
- qual é a plataforma de hardware e software disponível e conhecida para o desenvolvimento - a base instalada (PowerMac x PC) e os softwares impõem limites que não podem ser desprezados;
- a linguagem deve ser simples e apropriada à aplicação;
- buscar a objetividade - aplicações muito demoradas no acesso tornam-se cansativas e de pouco interesse;
- procurar a interatividade plena - quanto mais o usuário sentir-se "útil" na aplicação mais interesse terá em acessá-la;
- projeto gráfico interessante, bonito, cores bem distribuídas, sem grandes contrastes;
- o essencial é a qualidade e a atualidade dos dados disponibilizados - não adianta uma aplicação "bonitinha" mas com dados estanques ou desatualizados que levam o usuário a pensar que a aplicação não sofre alterações, e por conseguinte, não vale a pena procurá-la novamente;
- cronogramas realistas. Não adianta o desenvolvimento de uma excelente aplicação que não fica pronta na data necessária. É melhor uma aplicação mais modesta, em uma primeira versão, do que a não entrega na data da "inauguração"! .
Produção de Aplicações Multimídia:
Para a produção de aplicativos Multimídia é necessária a participação de
profissionais de várias áreas trabalhando em conjunto e harmonia para o desenvolvimento de produtos interessantes e vendáveis. Apesar das facilidades apresentadas pelos software de autoria (fáceis de usar e interativos), não é dispensável a presença de profissionais especialistas em informática, porque é essencial o conhecimento das potencialidades das máquinas disponíveis.Equipe de Desenvolvimento:
- Gerente/Coordenador
- Designers
- Animadores
- Desenhistas
- Programadores
- Narradores
- Produtores de vídeo e audio
- Músico
Alguns dados interessantes sobre aplicações multimídia em treinamentos empresariais:
Custo por treinando:
- fora da empresa R$ 350,00
- dentro da empresa R$ 150,00
- auto-estudo por computador R$ 80,00
As vantagens no treinamento por multimídia não se restringem apenas aos custos, diferenciando as pessoas pelos perfis (mais rápidas ou lentas no aprendizado), horários flexíveis e preferidos pelo treinando e empresa, etc.
Grandes empresas nos EUA e Europa já abandonaram seus centros de treinamento e passaram para treinamentos informatizados.