Novidades da Biblioteca

1. ADIZES, Ichak. Gerenciando as mudanças: o poder da confiança e do respeito mútuos na vida pessoal, familiar, nos negócios e na sociedade. São Paulo: Pioneira, 1993. 226p.

Escrito em forma de conversação com gráficos de fácil entendimento, o Dr. Adizes apresenta o seu método para compreensão dinâmica das mudanças. Este método tem sido usado por empresas de crescimento rápido que estão tentando fazer a transição de gerência empreendedora para profissional, bem como por organizações burocráticas que procuram se revitalizar. Mais de 400 empresas, grandes e pequenas, já aplicaram o método.

2. BADGETT, Tom; SANDLER, Corey. Criando multimídia em seu PC. São Paulo: Makron, 199. 515p.

O livro apresenta, em uma linguagem bem acessível, software e hardware necessários para o leitor iniciar um projeto em multimídia, bem como técnicas, roteiros e modelos para desenvolvimento de uma aplicação.

Inclui um CD da série Ultimedia Toois da IBM com amostras de programas comerciais utilizando vários softwares de autoria como o Toolbook, Action, IconAuthor, Fractal entre outros.

3. BELASCO, James A.; STAYER, Ralph C. O vôo do búfalo: decolando para a excelência, aprendendo a deixar os empregados assumirem a direção. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 414p.

É explicado porque os executivos têm tanta dificuldade de, com a necessária rapidez, mudar as empresas que administram.

Analisam o novo papel de liderança dos executivos, recorrendo à experiência que acumularam como empresários bem-sucedidos.

Relatam que o administrador aprende e cresce à medida que acompanha a mudança das circunstâncias, e que os indivíduos começam a ter um melhor desempenho porque desejam se superar.

4. BERTONI, Bartira. Reengenharia humana: preparando o indivíduo para a mudança. Salvador: Casa da Qualidade, 1994. 147p.

A autora disseca a reengenharia, recheando o livro com inúmeras informações, resultado da sua própria experiência, com uma linguagem clara e um raciocínio fácil de seguir.

Conceitos das técnicas importadas são colocados no contexto brasileiro, lembrando comportamento e resultados, e obrigando o leitor a pensar numa proposta inteiramente nova e a tomar decisões a cada capítulo.

5. BLATTNER, Meera M.; BERG DANNEN BERG, Roger B. Multimedia interface design. New York: ACM Press, 1992. 438p.

É uma coletânea de informações sobre a multimídia. Foi estruturada de uma maneira a apresentar os conceitos e técnicas, sendo que cada capitulo foi feito por um autor diferente, cobrindo com profundidade muitos tópicos.

Indicada para aqueles que pretendem aventurar-se no mundo da multimídia, a fim de projetar e construir interfaces homem/máquina.

6. COVEY, Stephen R. Os 7 hábitos das pessoas muito eficazes. São Paulo: Círculo do Livro, 1989. 372p.

O autor relata os hábitos das pessoas bem-sucedidas: ser proativo, liderança pessoal, administração pessoal, liderança interpessoal, comunicação empática, corporação criativa e auto-renovação equilibrada.

Distingue as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas daquelas que fracassam ou precisam sacrificar o equilíbrio e a felicidade para ter êxito.

Propõe a síntese definitiva entre a eficácia profissional e a satisfação pessoal.

Revela como conseguir a paz de espírito a nível interno e conquistar a confiança das pessoas a nível externo, buscando as origens do comportamento humano no caráter das pessoas e em seus princípios.

7. DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através da tecnologia da
informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 391 p.

A reengenharia de processos - uma nova abordagem revolucionária que funde a tecnologia da informação com o gerenciamento de recursos humanos - é apresentada com numerosos exemplos de empresas que tiveram êxito ou falharam na combinação de mudanças empresariais com iniciativas de tecnologia.

Este livro deve ser lido pelos gerentes gerais e funcionais, pelos profissionais da qualidade e da tecnologia da informação, enfim qualquer pessoa que busque reprojetar uma empresa para o século XXI.

8. DAVIS, Stan; DAVIDSON, Bili. Visão 2020: administrando a sua empresa hoje para vencer amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 170p.

Um livro pioneiro que trata de como sobreviver e ter êxito na economia de amanhã, define as realidades que a economia norte-americana pode esperar nos próximos trinta anos, e explica como revitalizar uma empresa para acompanhar este ritmo.

É um guia prático para homens de negócios e administradores que precisam ver e planejar com antecipação.

9. DERFLER JR. Frank J.; FREED, Les. Guia PC Magazine do Windows para Workgroups. Rio de Janeiro: lnfobook, 1993. 303p.

Estes ativos autores de livros e artigos sobre redes produziram mais esta pérola: um livro explicando a fundo o planejamento, instalação e utilização de WFW, tanto a nível isolado como em conjunto com redes Netware, capitulo em que muitos detalhes e vantagens são profundamente discutidos.

10. EMSHOFF, James R.; DENUNGER, Teri E. As novas regras do jogo. Rio de Janeiro: LTC, 1983. 234p.

Revela como gerentes e administradores podem ter sucesso nesta difícil e tumultuada década. Mostra quatro tipos de experiências-chave que fará a diferença entre você e o gerente que de repente se toma "desnecessário":

1. experiência de lidar com as pessoas;

2. experiência de lidar com os clientes;

3. experiência de liderar, e

4. experiência de aceitar riscos.

Define 21 regras específicas para desenvolver novas habilidades, derivadas diretamente da sua própria experiência e da de outros administradores.

Trata das questões de longo alcance, e vai descendo até as atividades do dia-a-dia relacionadas com essas questões.

11. GLOSBRENNER, Alfred. DOS 6.2 : tudo o que você precisa saber sobre o MS-DOS 6.2. São Paulo: Makron, 1994. 707p.

Neste livro o autor entra a fundo em DOS 6.2, usando mais de 700 páginas para destrinchar completamente esta nova versão deste velho sistema operacional. Dada a abrangência do livro, destaque-se os capítulos sobre gerenciamento de memória e configuração. O livro é indicado para usuários avançados e com grande prática de DOS.

12. GOOKIN, Dan. Segredos do DOS 6.2 para leigos. Rio de Janeiro: Berkeley, 1994. 422p.

Em mais um volume da ótima série "para leigos", o autor fornece uma ótima e agradável introdução ao DOS, sem no entanto deixar de se aprofundar nos tópicos mais importantes desse sistema operacional.

É muito indicado para iniciantes em micro e DOS, sem no entanto deixar de lado o pessoal com mais prática.

13. GROUPWARE. Super clip art. Tacoma /s.d/ (Em CD-ROM)

É uma coleção de arquivos de imagens padrão PCX, TIF, CDR, BMP, WPG e MAC para serem utilizados em editoração eletrônica e multimídia.

14. HARBAUGH, Logan G. Novell's problem-solving guide for NetWare systems. San Jose: Novell Press, 1993. 459p.

Este livro trata basicamente do "troubleshooting", palavra inglesa que numa versão aproximada significaria resolução de problemas. É uma publicação da própria Novell, e aborda o "troubleshooting" propriamente dito, a nível de servidores, estações, rede física e impressão; a parte de prevenção e recuperação de desastres, a manipulação de redes de área ampla e alguns tópicos avançados.

15. KATZENBACH, Jon R.; SMITH, Douglas. A força e o poder das equipes. São Paulo: Makron, 1994. 309p.

Os autores argumentam que as organizações serão capazes de enfrentar com sucesso os desafios que têm pela frente, desde qualidade total até inovações em serviços aos clientes, se tiverem equipes.

Conversaram com centenas de pessoas pertencentes a mais de cinqüenta equipes em trinta empresas, para descobrir aquilo que diferencia os vários níveis da performance das equipes, bem como onde e como as equipes apresentam seus melhores resultados, e formas de fazê-las aumentar sua eficácia. Mostram as razões pelas quais as equipes serão os principais blocos construtivos da performance empresarial no futuro.

16. KOUZES, James M.; POSNER, Barry Z. Credibilidade: como conquistá-la e mantê-la perante clientes, funcionários, colegas e o público em geral. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 331 p.

São oferecidos exemplos de administração em ação e revelam as seis disciplinas fundamentais e práticas afins que fortalecem a capacidade de um líder para desenvolver e manter a credibilidade.

Mostram como os líderes têm condições de incentivar maior iniciativa, arrojo e produtividade, demonstrando confiança nos empregados e resolvendo os conflitos com base em princípios, e não em posições.

17. LITTEL, Ed; CONNOR, Deni. NetWare 4 para leigos. Rio de Janeiro Berkeiey, 1994. 356p.

Em um tom bem-humorado e sem perder a exatidão técnica, este livro da série "para leigos" abrange toda a família NetWare, ao contrário do que o título sugere. Depois de uma introdução a redes, incluindo conceitos, placas, cabos e protocolos, os autores entram em redes NetWare (2.x., 3.x e 4.x, além da falecida Lite), abordando não apenas o trabalho na rede, mas também a administração e solução de problemas diversos,
inclusive de impressão, segurança e backup.

18.MACEDO, Gutemberg B. de. Fui demitido, e agora? a demissão não é o fim. São Paulo: Maltese, 1992. 259p.

Este livro é um reforço contínuo e sucessivo de conceitos, como a necessidade de um projeto de vida, que vai se disseminando pelos capítulos afora, além de todos os quatrocentos ou mais princípios e atitudes que Gutemberg Macedo sugere adotar para se ter sucesso na carreira, na vida e na obtenção de um novo emprego.

Não é destinado exclusivamente a executivos, candidatos a executivos, executivos desempregados ou profissionais de carreira e que temem pelo seu futuro, mas sim a qualquer pessoa, em qualquer idade e fase profissional, como uma fonte de inspiração contínua.

19. MATTHEWS, Martin; DOBSON, Bruce; Implantando e trabalhando em redes com Windows for Workgroups 3. 11. São Paulo: Makron, 1994. 298p.

Os autores entram a fundo no WFW no sentido de uma rede exclusivamente WFW, sem se importarem com outras conexões. Isso deu maior alcance às novidades do WFW em relação ao Windows convencional, incluídos aí o MAIL, o SCHEDULE e outros recursos mais.

20. MOSCOVICI, Fela. Renascença organizacional. Rio de Janeiro: LTC, 1988. 129p.

A autora mostra algumas idéias, perplexidades, opiniões, questionamentos e sentimentos que têm surgido ao longo de sua vida profissional com pessoas e grupos nas organizações, ao lidar com a problemática da interação humana.

21. PC LEARNING LABS. Desvendando o Lotus Notes 3.0. Rio de Janeiro: Infobook, 1994. 372p. (Inclui 1 disquete)

É uma ferramenta de aprendizado interativa cujo objetivo é treinar o usuário neste software de Workgroups, nos seguintes tópicos:
- compreender o funcionamento dos bancos de dados, visões e documentos do Notes;
- compor e editar documentos;
- usar o Notes Mail;
- gerenciar bancos de dados e documentos;
- utilizar os recursos de segurança do Notes;
- criar visões e bancos de dados pessoais;
- personalizar a sua estação de trabalho do Notes; e
- incorporar diferentes tipos de dados ao Notes.

22. ROSSETI, José Pascoal et al. Transição 2000: tendências, mudanças e estratégias. São Paulo: Makron, 1993. 297p.

São apresentadas as macrotendências e, mudanças emergentes no Brasil e no mundo, além de paradigmas e estratégias de empresas para a próxima década e a criação de riquezas no país e nas organizações.

Destina ainda capítulos a estratégias de marketing, gerência, estruturas organizacionais e gestão de recursos humanos para os anos 90.

23. SCOTT, Cynthia D.; JAFFE, Dennis T. Gerenciando a mudança organizacional: liderando sua equipe durante a transição - um guia prático para gerentes. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994. 71 p.

Os autores relatam que o processo de mudança organizacional quase sempre é acanhado e confuso.

Fornecem estratégias e técnicas que auxiliam os gerentes durante a turbulência da mudança.

Convidam o leitor a utilizar a Relação de Mudanças deste livro como orientação ao realizar mudanças em sua organização.

24. TOLHURST, William A.; PIKE, Mary Ann. A Internet: um guia rápido de recursos e serviços - apêndice especial o Brasil na Internet. Rio de janeiro: Campus, 1994. 566p.

Para quem está dando seus primeiros passos (e tropeços) na Internet, este é um livro imperdível. Traz centenas de endereços, hosts, áreas de acesso, listas de assuntos e inúmeras dicas para se achar e começar a aproveitar o imenso potencial de informação da Internet.

25.TOMASKO, Robert M. Rethinking: repensando as corporacões. São Paulo: Makron, 1994. 271 p.

O livro mostra como ir além do superficial e como fazer mudanças essenciais à estrutura organizacional.

Oferece numerosos exemplares de empresas líderes ao redor de todo o planeta que já iniciaram o rethinking daquilo que fazem com mais competência.

Explica de que forma tais empresas líderes têm conseguido redefinir cargos, substituir departamentos por equipes e reorganizar-se em torno de seus processos empresariais mais críticos.

Oferecem um esquema realista para empresas que irão fazer com sucesso a travessia desta década final, deste século turbulento, e adentrar em posições de liderança no próximo.

26. SOCHA, John; HALL, Deura. PCW DOS 6.2 guia completo de referências & soluções. Rio de Janeiro: Berkeley, 1993. 634p.

É um guia de referência abrangente, totalmente revisado e expandido das versões 3.3 a 6.2. Objetiva auxiliar na resolução de problemas e suporte do MS-DOS 6.2, incluindo Doublespace, Scandisk, SmartDrive, MemMaker, etc.

Periódico

27. SOFTWARE DIGEST: Ratings report. Conshohoken: McGraw-Hiil, v. 11, n.10, oct. 1994.

Editado mensalmente pela NSTL uma divisão da McGraw-Hill, este periódico faz testes comparativos entre versões de software e utilitários para PCs e Redes locais, tentando auxiliar os usuários a selecionar o que melhor atende às suas necessidades.

Os interessados em fazer parte da circulação deste periódico devem entrar em contato com a DIDOB.