Novidades da Biblioteca
01. JALOTE, Pankaj. CMM in practice: process for executing software projects at Infosys. Reading: Addison-Wesley, 2000. 372 p.
Examinando os vários estágios no ciclo de vida de um projeto de software típico na Infosys Technologies, o livro descreve os processos administrativos e técnicos utilizados para iniciar, planejar e executar um projeto. Para auxiliar a discussão, um projeto atual da Infosys é utilizado como exemplo através do livro. O autor, que já foi um dos principais arquitetos por trás da transição rápida da ISO para CMM na Infosys, mostra como estes processos de trabalho se relacionam com áreas de processos chave do CMM. Também ilustra como técnicas relativamente simples e familiares podem ser combinadas para melhorar o nível de maturidade de software de uma organização.
02. LUCENA, M. D. da S. Avaliação de desempenho. São Paulo: Atlas, 1992. 159p.
Ocorre a análise aprofundada de uma intrigante questão: por que as empresas insistem com a avaliação de desempenho apesar de seguidos insucessos? A primeira conclusão é que a avaliação de desempenho não é trabalhada no ambiente organizacional como um processo de gestão do desempenho. É apenas um formulário preenchido sem qualquer referência ao desempenho e sem conseqüências para o desenvolvimento do negócio e das pessoas, tornando-se um mecanismo precário para a concessão de mérito. O principal objetivo em uma nova concepção, é estabelecer premissas, conceitos e parâmetros para o desenvolvimento de um modelo que integre a avaliação de desempenho a um modelo de gestão do trabalho e das pessoas.
03. LUCENA, M. D. da S. Planejamento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1995. 265p.
O risco de obsolescência das pessoas e das instituições e a falta de controle do ambiente são as grandes ameaças das empresas contemporâneas. Executivos de primeiro escalão, proprietários de organizações e profissionais de recursos humanos precisam encontrar rapidamente respostas. A autora conclui que as organizações precisam manter a flexibilidade para enfrentar o dinamismo tecnológico, social e econômico moderno. Além disso, torna-se inevitável que as estruturas burocráticas sejam substituídas por sistemas que permitam constante redesenho de estratégias. Estas estratégias, visariam atingir três objetivos: resultados empresariais, contribuição social ao ambiente e manutenção de alta motivação em todos os setores da força de trabalho.
04. MEYER, M. et al. Nosso futuro e o computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. 599 p.
Esta obra procura estabelecer bases para a compreensão da importância da utilização dos computadores atualmente, empregando ferramentas pedagógicas para aprimorar o processo de aprendizagem. Apresenta a história da tecnologia da computação, os hardwares e softwares utilizados, aplicativos, comunicação de dados, redes de comunicação e Internet. É, portanto, um guia de referência para quem precisa atualizar seus conhecimentos.
05. MURHAMMER, M. W. TCP/IP: tutorial e técnico. São Paulo: Makron Books, 2000. 690 p.
Livro escrito por um grupo de especialistas da ITSO da IBM analisando assuntos como segurança na Internet, incluindo IPSec, VPN, firewalls, mobilidade do protocolo IP e IP dinâmico, multicasting do protocolo IP e exemplos de multimídia, e-commerce, Internet2 e novos protocolos de roteamento através de diretórios.
06. REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. São Paulo: Atlas, 2000. 311 p.
Relata metodologias e modelos aplicados a sistemas de informação, que contribuem com as empresas nas atividades de desenvolvimento e/ou implantação de sistemas, gestão de informações e gerência de informática. Fornece informações e conhecimentos estratégicos para auxiliar os processos decisórios dos gestores e usuários que, para realizar suas atividades empresariais, utilizam as tecnologias disponíveis no mercado, como softwares ERP, SAD e EIS, banco de dados, inteligência artificial, sistemas de telecomunicação e Internet.
Examinando os vários estágios no ciclo de vida de um projeto de software típico na Infosys Technologies, o livro descreve os processos administrativos e técnicos utilizados para iniciar, planejar e executar um projeto. Para auxiliar a discussão, um projeto atual da Infosys é utilizado como exemplo através do livro. O autor, que já foi um dos principais arquitetos por trás da transição rápida da ISO para CMM na Infosys, mostra como estes processos de trabalho se relacionam com áreas de processos chave do CMM. Também ilustra como técnicas relativamente simples e familiares podem ser combinadas para melhorar o nível de maturidade de software de uma organização.
02. LUCENA, M. D. da S. Avaliação de desempenho. São Paulo: Atlas, 1992. 159p.
Ocorre a análise aprofundada de uma intrigante questão: por que as empresas insistem com a avaliação de desempenho apesar de seguidos insucessos? A primeira conclusão é que a avaliação de desempenho não é trabalhada no ambiente organizacional como um processo de gestão do desempenho. É apenas um formulário preenchido sem qualquer referência ao desempenho e sem conseqüências para o desenvolvimento do negócio e das pessoas, tornando-se um mecanismo precário para a concessão de mérito. O principal objetivo em uma nova concepção, é estabelecer premissas, conceitos e parâmetros para o desenvolvimento de um modelo que integre a avaliação de desempenho a um modelo de gestão do trabalho e das pessoas.
03. LUCENA, M. D. da S. Planejamento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1995. 265p.
O risco de obsolescência das pessoas e das instituições e a falta de controle do ambiente são as grandes ameaças das empresas contemporâneas. Executivos de primeiro escalão, proprietários de organizações e profissionais de recursos humanos precisam encontrar rapidamente respostas. A autora conclui que as organizações precisam manter a flexibilidade para enfrentar o dinamismo tecnológico, social e econômico moderno. Além disso, torna-se inevitável que as estruturas burocráticas sejam substituídas por sistemas que permitam constante redesenho de estratégias. Estas estratégias, visariam atingir três objetivos: resultados empresariais, contribuição social ao ambiente e manutenção de alta motivação em todos os setores da força de trabalho.
04. MEYER, M. et al. Nosso futuro e o computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. 599 p.
Esta obra procura estabelecer bases para a compreensão da importância da utilização dos computadores atualmente, empregando ferramentas pedagógicas para aprimorar o processo de aprendizagem. Apresenta a história da tecnologia da computação, os hardwares e softwares utilizados, aplicativos, comunicação de dados, redes de comunicação e Internet. É, portanto, um guia de referência para quem precisa atualizar seus conhecimentos.
05. MURHAMMER, M. W. TCP/IP: tutorial e técnico. São Paulo: Makron Books, 2000. 690 p.
Livro escrito por um grupo de especialistas da ITSO da IBM analisando assuntos como segurança na Internet, incluindo IPSec, VPN, firewalls, mobilidade do protocolo IP e IP dinâmico, multicasting do protocolo IP e exemplos de multimídia, e-commerce, Internet2 e novos protocolos de roteamento através de diretórios.
06. REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. São Paulo: Atlas, 2000. 311 p.
Relata metodologias e modelos aplicados a sistemas de informação, que contribuem com as empresas nas atividades de desenvolvimento e/ou implantação de sistemas, gestão de informações e gerência de informática. Fornece informações e conhecimentos estratégicos para auxiliar os processos decisórios dos gestores e usuários que, para realizar suas atividades empresariais, utilizam as tecnologias disponíveis no mercado, como softwares ERP, SAD e EIS, banco de dados, inteligência artificial, sistemas de telecomunicação e Internet.