Núcleo de avaliação de produtos de software
Autoras: Amira Al Farah Elias - GPS
Tânia Mara Vostoupal - GPS
A Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) implantou o Núcleo de Avaliação de Produtos de Software (NAPS) com o objetivo de avaliar a qualidade de produtos de software desenvolvidos pela empresa e por terceiros. O NAPS está em funcionamento desde fevereiro/1998 e os resultados obtidos nas avaliações de produtos internos estão sendo utilizados para a melhoria do processo de desenvolvimento, visando maior qualidade, menor custo e, conseqüentemente, a maior satisfação dos clientes. Na avaliação de produtos desenvolvidos por terceiros os resultados obtidos são utilizados para a aceitação, ou não, do produto que está sendo entregue e a averiguação do cumprimento das exigências contratuais. O estabelecimento de um processo de avaliação para a implantação do NAPS foi baseado em normas internacionais e que atendessem às necessidades da empresa. Para a realização deste trabalho foi realizado um convênio entre a CELEPAR, o CTI (Fundação Centro Tecnológico para Informática de Campinas) e o CITS (Centro Internacional de Tecnologia de Software). As características de qualidade definidas pela NBR 13596-Características de Qualidade e Diretrizes para seu uso, e as normas da série ISO/IEC 14598-Software Product Evaluation, embasaram os instrumentos utilizados no processo de avaliação. São eles: Roteiro de Avaliação de Produtos de Software - RAPS Este roteiro contém as tarefas que devem ser executadas durante o processo de avaliação:
Biblioteca de Atributos de Avaliação Nesta biblioteca estão os atributos de avaliação para as 6 características de qualidade definidas pela NBR 13596, que são: Usabilidade, Funcionalidade, Confiabilidade, Manutenibilidade, Portabilidade e Eficiência, as quais estão divididas em subcaracterísticas. Os atributos são propriedades que evidenciam a presença de uma determinada característica de qualidade em um produto de software. A biblioteca de atributos conta com 36 atributos diferentes distribuídos entre as características de qualidade. Biblioteca de Métricas A Biblioteca é constituída por métricas e métodos por característica/subcaracterística de qualidade e questões para a aplicação das métricas pelo avaliador . O questionário do avaliador, além das métricas em forma de questões a serem respondidas, contém instruções em relação ao preenchimento do questionário e como comportar-se durante a avaliação. Atualmente a biblioteca tem 72 métricas, distribuídas entre as características de qualidade, sendo que a grande maioria delas já foi aplicada nas avaliações realizadas. Exemplo de Atributo de Medição e Métrica Característica: Usabilidade. Subcaracterística: Inteligibilidade. Atributo: Facilidade de entender o produto através dos nomes apresentados na interface (para um atributo podem ser aplicadas uma ou mais métricas). Métrica: Títulos de telas e janelas.
|
Produtos da Avaliação A execução de uma avaliação gera os seguintes produtos:
Conclusão Neste período, de aplicação do processo de avaliação na CELEPAR, obteve-se resultados positivos, tais como:
A Empresa tem como meta a avaliação de todos os produtos finais gerados. Para que este objetivo seja alcançado é necessária uma agilização no processo. Visando esta melhoria está sendo projetado um sistema que automatize algumas das tarefas da avaliação, e foi desenvolvido um processo padrão contendo os atributos mínimos que os produtos devem atender para que haja um bom nível de qualidade. Esta iniciativa é parte de um conjunto de melhorias no processo de desenvolvimento de software da CELEPAR, que visam atingir um novo patamar de qualidade nos serviços prestados aos clientes. |