O SEI e suas Câmaras Técnicas

Autora:Jane Cherem Corte Bezerra da Silva 
 "Uma empresa, como sistema, deve ter, por parte da instância administrativa global, a ADMINISTRAÇÃO, nulo desconhecimento, desde as partes constituintes ou seja, a anatomia, até as suas propriedades e funcionamento, no nível cognoscente.


Com isto digo que, se o nível do CONHECIMENTO é suficiente para o bom funcionamento de uma empresa, o nível do SABER é exigido de quem se pretende governar, administrar, dirigir o SISTEMA. A este sujeito ou sujeitos, que formam a ADMINISTRAÇÃO é exigido um SABER CIBERNÉTICO." (Veloso Neto, ORGANIZACIONAI, 1992)  

Trinta e um funcionários que ocupam funções gerenciais na CELEPAR estão participando do Curso "Desenvolvimento das Habilidades de Gestão" em nível de Especialização, em convênio com o ISAD Instituto Superior de Administração de Empresas do Paraná/PUC-PR.

O Curso que iniciou em 28-02-94 tem duração prevista até novembro/94, num total de 400 horas/aula. Os módulos são desenvolvidos em 16 horas semanais segundas e terças-feiras à tarde e à noite. Esta foi a forma que se mostrou a mais adequada para contornar várias questões: ausência simultânea das gerências e seus substitutos, concentração de horas/aula para facilitar a vinda de professores de outras cidades, realização do curso no período de um ano, etc.

O Programa do Curso foi encomendado pela CELEPAR, e discutido entre as Gerências e Diretoria da Empresa. Ao objetivo de expandir os referenciais teóricos dos participantes em assuntos típicos da função de Gerência e Administração, somaram-se também, dentro de uma tendência moderna de desenvolvimento gerencial, a expansão da visão cultural. Assim, a CELEPAR e o ISAD procuraram referências mais amplas do desenvolvimento das organizações e do homem no contexto histórico para escolher o programa e os profissionais que coordenam cada modulo.

A seguir, o Programa detalhado (matérias/coordenadores):

  • Bases do Comportamento Humano e Organizacional - Maria Helena Shuck (RS)
  • Teorias das Organizações e Evolução da Administração - João Benjamim da Cruz Jr. (SC)
  • O Ambiente Econômico e as Decisões Empresariais - José Paschoal Rossetti (MG)
  • Seminário de Desenvolvimento Cultural
    • Filosofia Clássica e Contemporânea - Antonio Edmilson Paschoal (PR)
    • Antroporlogia e Organização - Alberto S. Paredes (PR)
    • A Política e as Empresas - Adriano Codato e Renato Moseff (PR)
    • Ecologia e Qualidade de Vida - Luiz Alberto Salm (SC)
  • O Marketing e a Organização Focada no Cliente - Renato Marchetti (PR)
  • A Gestão de Pessoas e Equipe - Gustavo Boog (SP)
  • A Gestão de Projetos - A definir
  • Análise de Problemas e Tomada de Decisão - Alvaro Bruno Cyrino (PR)
  • Técnicas de Negociação - Eduardo Meirelles (SP)
  • Planejamento Estratégico para a Vantagem Competitiva - José Monir Nasser (PR)
  • Mudanças Organizacionais - João Benjamim C. Jr. (SC)
  • Trabalho Prático Orientado - Luiz André Kossobudzki (PR)
  • Seminários
    • Planejamento - Amyr Klink (SP)
    • Estruturação de Equipe - José Carlos Brunoro (SP)
    • Poder - Paulo Autran (RJ)
    • Motivação e Projeto de Vida - Marins (SP)
    • Qualidade - Cyro Yoshinaga (SP)