Ouça seu Cliente!!!!!
Autor Desconhecido
Esta é uma história verdadeira de correspondência trocada entre um hóspede e os funcionários de um hotel que, diariamente, coloca novos minissabonetes nos quartos:
Cara Arrumadeira:
Por favor, não deixe mais estes pequenos sabonetes no quarto. Eu trouxe meu próprio sabonete, de tamanho normal. Por favor, remova os 6 sabonetes que estão na prateleira embaixo do armário do banheiro e os outros 3 que estão no box. Estão atrapalhando. Obrigado.
Joaquim da Silva
Caro Hóspede:
Eu não sou sua arrumadeira regular. Ela estará de volta da sua folga amanhã, quinta-feira. Eu removi os 3 sabonetes do box, conforme solicitado. Coloquei os 6 que estavam na prateleira dentro do suporte de lenços de papel. Com isso sobram apenas os 3 que deixei hoje, conforme instruções da gerência. Espero que seja satisfatório.
Kátia (Arrumadeira de Plantão)
Cara Arrumadeira (espero que seja minha arrumadeira regular):
Kátia aparentemente não falou sobre o meu bilhete referente aos sabonetes. Quando voltei hoje para o quarto, encontrei mais 3 na prateleira embaixo do armário. Eu vou estar hospedado aqui por duas semanas e trouxe meu próprio sabonete, de tamanho normal e não necessitarei dos 6 minissabonetes que estão na prateleira. Eles atrapalham quando uso a pia. Por favor, remova-os!
Joaquim da Silva
Caro Sr. Joaquim:
Minha folga foi na última quarta e a arrumadeira de plantão deixou os 3 sabonetes conforme as instruções da gerência. Eu tirei os 6 sabonetes que estavam na prateleira e coloquei na saboneteira do box. Coloquei o sabonete que estava no box dentro do armário para sua comodidade. Eu não removi os 3 sabonetes complementares, que sempre são colocados dentro do armário toda vez que o novo hóspede se registra, pois o senhor não fez objeção quando se hospedou no hotel na segunda-feira. Por favor, informe-me se há algo mais em que eu possa ajudar.
Doroti
Caro Sr. Joaquim:
O subgerente, Sr. Celso, informou-me esta manhã que o senhor chamou-o ontem à noite e disse que estava insatisfeito com nosso serviço de arrumadeira. Eu designei uma nova funcionária para seu quarto. Espero que o senhor aceite minhas desculpas por qualquer inconveniência. Se tiver alguma outra reclamação, por favor, entre em contato comigo e darei atenção pessoal ao caso. Estou disponível das 8 da manha às 17h30 mim., no ramal 1108.
Carmen (Supervisora das Arrumadeiras)
Cara Srta. Carmen:
É impossível para mim entrar em contato por telefone, pois saio para o trabalho às 7h45 minutos e não volto antes das 17h30 minutos. Por esta razão, entrei em contato com o Sr. Celso ontem a noite. Eu pedi a ele que desse um jeito nestes sabonetes. A nova arrumadeira que a Srta. designou deve ter pensado que eu era um novo hóspede, já que deixou 3 sabonetes dentro do armário, assim como mais 3 que são colocados, diariamente, na prateleira. Em apenas 5 dias, já tenho 24 sabonetes. Por que vocês estão fazendo isso comigo???
Joaquim da Silva
Caro Sr. Joaquim:
Sua arrumadeira, Kátia, foi instruída a parar de entregar os sabonetes e remover todos os que estivessem no seu quarto. Se eu puder ajudar em algo mais, estarei disponível das 8 da manhã às 17h30 minutos, no ramal 1108.
Carmen (Supervisora das Arrumadeiras)
Caro Sr. Celso:
Todos os sabonetes foram removidos do quarto, inclusive o de tamanho normal. Quando cheguei ontem a noite tive que chamar o serviço de quarto e pedir que trouxessem minissabonetes.
Joaquim da Silva
Caro Sr. Joaquim:
Informei nossa supervisora, Sra. Carmen, do seu problema com os sabonetes. Não posso entender a razão de não haver sabonetes no seu quarto, pois nossas arrumadeiras são instruídas para deixar 3 unidades toda vez que arrumam o quarto. Esta situação será reparada imediatamente. Por favor, aceite minhas desculpas por qualquer inconveniência.
Celso Santos (Subgerente)
Cara Srta. Carmen:
Quem diabos deixou 54 minissabonetes no meu quarto??? Eu não os quero. Eu quero de volta meu maldito sabonete de tamanho normal!!! Isso eu quero já! Por favor, devolva-o.
Joaquim da Silva
Caro Sr. Joaquim:
Primeiro o senhor se queixou que tinha sabonete demais no seu quarto. Mandei que fosse removido. Depois reclamou com o Sr. Celso que o sabonetes haviam sumido. Eu os devolvi pessoalmente: os 24 que tinham sido removidos e mais os 3 diários. Obviamente, Kátia não sabia que eu já havia devolvido, e colocou mais 27. E eu não imagino de onde o senhor tirou a idéia que o hotel fornece sabonetes de tamanho normal.
Carmen (Supervisora das Arrumadeiras)
Cara Srta. Carmen:
Apenas um bilhete para atualizá-la quanto ao inventário dos sabonetes:
- Na prateleira embaixo do armário: 18, em 2 pilhas de 4 e 1 pilha de 2.
- Dentro do armário: 14, em 3 pilhas de 4 e 1 pilha de 2.
- No suporte de lenços de papel: 11, em 2 pilhas de 4 e 1 pilha de 3.
- No guarda-roupa: 15, em 1 pilha de 3 e 3 pilhas de 4.
- Do lado direito da banheira: 1(ligeiramente usado).
- Do lado esquerdo da banheira: 6, em 2 pilhas de 3.
Por favor, peça à Kátia que mantenha as pilhas de sabonetes bem arrumadas e limpas. Avise também que pilhas de mais de 4 sabonetes tendem a ficar muito instáveis. O mármore da janela também pode ser usado para futuras pilhas. Mais uma coisa: comprei outro sabonete de tamanho normal, que tenho mantido guardado no cofre do hotel, evitando futuros desentendimentos!
Joaquim da Silva
João Luis Palhares recebeu
este e-mail via Internet