Paranavegar: Telecentros
Quem sabe usa, quem não sabe aprende
A inclusão digital é um elemento importante da inclusão social.
Dar acesso gratuito à Internet para a população é o lado que falta para os Governos Eletrônicos.
O projeto tem como objetivo principal estimular o uso da Internet e do correio eletrônico para a população mais carente do Estado que não possui acesso às tecnologias da informação no trabalho ou na escola. Os locais com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) são os prioritários para a instalação dos Telecentros Paranavegar. O Governo do Paraná entende que a informação e o conhecimento são fatores relevantes para o desenvolvimento humano.
Os Telecentros Paranavegar estão abertos para todos. Quem sabe usa, quem não sabe aprende. A Celepar treina as pessoas do local, que serão os orientadores permanentes do Telecentro.
Para viabilizar o Programa, o Governo do Estado, através da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos, já firmou parcerias com Prefeituras Municipais, operadoras de telecomunicações, ONG's, Associações sem fins lucrativos, entre outras.
E precisamos cada vez mais de parcerias, pois a grande maioria da população ainda está fora da rede mundial de computadores.
Navegando com Software Livre
A opção pelo Software Livre, que isenta o pagamento de royalties, assim como permite o uso de computadores menos robustos, embora com igual capacidade de processamento, foi fundamental na viabilização do Programa.
Para efeito de comparação, veja os custos de Telecentro com o uso de software livre e com software proprietário.
Mas, deve-se levar em consideração que o maior custo dos Telecentros não está na instalação, mas na sua manutenção, com instrutores qualificados, que são custos contínuos.
Custo de instalação de um Telecentro com um servidor e dez terminais
Usando software livre*
Total da Instalação 27.487,00
Usando software proprietário*
Total da Instalação 47.987,00
Preços de setembro de 2004*
Tecnologia para Democracia
A Celepar - Companhia de Informática do Paraná é a primeira empresa de informática pública do país. Criada em 1964, numa época de muita turbulência no processo democrático brasileiro.
Naquele tempo a informação de governo era vista como maneira de controle do cidadão pelo Estado. Hoje os avanços tecnológicos permitem inverter esta lógica, transformando esta tecnologia num instrumento para o cidadão controlar o Estado.
De lá para cá, a informática transformou-se em uma das novas tecnologias de informação. Surgiu o computador pessoal, a transmissão de dados popularizou-se e vem integrando-se à telefonia. Nasce a idéia de governo eletrônico e a inclusão digital tornou-se um item da inclusão social.
A Companhia de Informática do Paraná acompanha os avanços e as tendências tecnológicos para prestar serviços para governos e prefeituras. A Celepar faz a sua parte para consolidar e ampliar a democracia no país.