Programando para um servidor IIS e administrando o microsoft SQL Server via Linux

Autor: Paulo de Tarso Luchesi Coelho

 

1. Contextualização

Atualmente nas grandes empresas, vemos que o desenvolvimento de software é bastante heterogêneo. Assim como na Celepar, empresas ligadas com o governo tendem em avaliar a adoção do Software Livre em suas soluções. Um dos grandes problemas é a migração das soluções existentes, inclusive aquelas que necessitam muito no seu dia-a-dia de ferramentas proprietárias. Obviamente, cada sistema e sua plataforma devem ser estudados, mas os ambientes especialmente voltados para a Internet/Intranet tendem a ser os primeiros.

2. Problemas enfrentados

Um dos desafios para a migração é a utilização de páginas de Internet programadas em tecnologia ASP (Active Server Pages) utilizando como banco de dados o Microsot Sql Server.

3. Proposta de Solução

A solução proposta baseia-se no acesso a servidores Microsoft Internet Information Services com banco de dados Microsoft Sql Server utilizando-se clientes baseados em Software Livre.

3.1 - Configurações do Servidor

Para descrever o ambiente, utilizaremos um servidor com configurações padrões baseadas em ferramentas proprietárias.

Neste exemplo foi utilizado apenas um servidor, mas o banco de dados Microsoft Sql Server poderia estar em um servidor separado, contanto que esteja na mesma estrutura de rede Intranet.

Será necessário instalar o .Net Framework e o Microsoft Internet Information Services para ter acesso à instalação do Microsoft Web Data Administration.

É preferível a instalação do .Net Framework antes de instalar o servidor IIS para que este entenda requisições de páginas ASP.Net, no qual é baseada a solução para acesso ao banco de dados via navegador. Caso a ordem não seja seguida, é provável que o IIS não interprete as páginas. Para isso, o comando abaixo deve ser executado:

“C:\WINDOWS\Microsoft.NET\Framework\v(versão)\ aspnet_regiis.exe –i”

A versão do Net Framework pode variar, bastando alterar onde está escrito (versão) para a correspondente.

A seguinte configuração foi utilizada:

- Microsoft Windows XP - Service Pack 2;
- IIS 5.1;
- Net Framework versão 1.1.4322;
- Microsoft Sql Server 2000;
- Microsoft Sql Server Web Data Administration;
- Servidor de CVS / Visual Source Safe.

3.2. Configuração do Cliente

A plataforma cliente proposta utiliza somente soluções em Software Livre, tanto para o desenvolvimento e manutenção das aplicações como o acesso ao banco, feita via um navegador de Internet.

Será necessário a instalação prévia da ferramenta Sun Java, e após sua devida configuração, é possível executar a ferramenta Eclipse. Deve instalar o plugin “Colorer-Take5”, e logo após reiniciar a ferramenta caso esta esteja em execução.

A partir deste momento, qualquer extensão conhecida (php, asp, jsp, java etc.) aparecerá com as devidas colorizações de sintaxe de cada linguagem.

A seguinte configuração foi utilizada:

- Slackware Linux – Kernel 2.4.27;
- Sun Java SDK 1.4.1_01;
- Eclipse 3.0.1 + Plugin EclipseColorer-Take5 0.6.0;
- Navegador Mozilla Firefox 1.0R5.

3.3. Proposta para acesso aos arquivos no servidor

Para acesso ao servidor, são sugeridas duas opções para enviar e receber os arquivos.

3.3.1 -Via servidor (CVS, VSS)

Através de um servidor de controle de versão, é possível utilizar dentro da ferramenta Eclipse a manutenção das páginas.

Caso o Visual Source Safe da Microsoft seja utilizado, existe um plugin para esta finalidade, que trabalhará da mesma forma como um servidor CVS, dando uma maior integração.

3.3.2 - Via compartilhamento (samba, SSH, FTP)

Com as devidas permissões configuradas no servidor, é possível mapear através do samba, adicionando ao eclipse como uma pasta local.

No caso do SSH, é mais difundido para comunicação Linux, mas pode ser aplicado assim como um servidor de FTP, conhecido como SFTP, bastando apenas configurar o servidor para tal.

Neste último, o Eclipse estaria ligado apenas à programação, deixando um processo separado para a validação e a homologação destas páginas.

4. Conclusão

O proposto neste artigo é vivenciar uma migração começando pelas pontas, mostrando ser possível e viável clientes com sistemas operacionais e ferramentas livres, acessando um ambiente corporativo baseado em ferramentas proprietárias, onde existirá a manutenção ou até novas implementações, bem como o acesso a um banco proprietário para consultas rápidas ou mesmo o gerenciamento total.

5. Referências

1. Microsoft Corporation, Web Data Administration. Disponível em: <http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=c039a798-c57a-419e-acbc-2a332cb7f959&displaylang=em>. Acesso em 29 Set. 2004.

2. Microsoft Corporation, .Net Framework. Disponível em: <http://www.microsoft.com/net/>. Acesso em 29 Set. 2004.

3. Eclipse Project. Disponível em: <http://www.eclipse.org>. Acesso em 29 Set. 2004.

4. Eclipse Project, Colorer Plug-in. Disponível em: <http://eclipse-plugins.2y.net/eclipse/plugin_details.jsp?id=266>. Acesso em 29. Set 2004.

5. Eclipse Project, VSS Plug-in. Disponível em: <http://eclipse-plugins.2y.net/eclipse/plugin_details.jsp?id=78>. Acesso em 29. Set 2004.

6. Mozilla Project, Disponível em: <http://www.mozilla.org>. Acesso em 29. Set 2004.