Projeto Sine
No mês de abril de 1994 foi inaugurado no SINE-PR, órgão vinculado à SETA - Secretaria do Trabalho e Ação Social, o sistema informatizado de "Intermediação de Emprego".
Este sistema consiste no cadastramento das pessoas e no encaminhamento dos candidatos aos postos de trabalho nas empresas também cadastradas.
Esta atividade é parecida à de uma agência de emprego e apresenta as seguintes vantagens:
- não existe custo algum para o trabalhador e para a empresa que demanda mão-de-obra;
- o sistema permite a convocação de candidatos já cadastrados por telefone, carta e aerogramas, para as novas vagas que diariamente surgem evitando assim deslocamentos desnecessários;
- o cadastro automático de trabalhadores que desejam realizar treinamentos ou cursos de reciclagem profissional, com vistas à adequação ao mercado de trabalho;
- o Estado e os Municípios passam a contar com um sistema estatístico de vital importância, relacionado ao perfil da oferta e demanda de mão-de-obra, para subsidiar suas políticas de emprego;
- auxiliar os requerentes do Seguro Desemprego, reintegrando-os o mais breve possível, no mercado de trabalho formal.
Nos últimos dois anos, 677.300 trabalhadores se beneficiaram deste serviço.
Com a nova estrutura dada às agências, além da multiplicação do número delas, cuja previsão até dez/94 é de 46 unidades em todo Estado, espera-se levar este atendimento a uma população bem maior, considerando a manutenção dos atuais índices de desemprego.
Este projeto foi possível realizar-se graças a um convênio celebrado entre a SETA e o Ministério do Trabalho, programado em duas etapas:
1ª Etapa:
Implantação na Agência Central do SINE (Rua José Loureiro) com:
- 1 Servidor 486 DX 266 com Sistema Operacional SCO/Xenix
- 15 Terminais
- 15 Micros emulando terminal
O Sistema Aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério do Trabalho em linguagem "ZIM".
Distribuídos a 30 Municípios um microcomputador com winchester e impressora com o serviço de encaminhamento próprio.
Foi adquirido o Sistema Operacional UnixWare, com o objetivo de substituir o SCO/Xenix, após os estudos executados pela Gerência de Prospecção Tecnológica (GPT) da CELEPAR.
Após 29 dias úteis de operação com o novo sistema, os resultados apresentados em Curitiba são mais do que satisfatórios, o que permitiu a inscrição de cerca de 4.300 candidatos, obtenção de 1.600 solicitações de mão-de-obra por parte das empresas envolvendo 2.700 vagas, resultando em 4.000 encaminhamentos de trabalhadores a novos postos de trabalho.
2ª Etapa:
A segunda etapa do plano, cujo convênio foi assinado no Palácio Iguaçu pelo Governador Mário Pereira, prevê a informatização de 46 municípios para a Intermediação de Emprego, como também efetuar o cadastramento ao Seguro Desemprego.
O plano prevê o seguinte:
- Curitiba: Equipamento RISC
- Londrina: Rede Local com micro 486 DX2/66
- Maringá: Rede Local com micro 486 DX2/66
- Cascavel: Rede Local com micro 486 DX2/50
- Foz do Iguaçu: Rede Local com micro 486 DX2/50
- Ponta Grossa: Rede Local com micro 486 DX2/33
- 17 Municípios: 1 micro e 2 terminais
- 23 Municípios: 1 micro e 1 terminal
Estes equipamentos deverão estar conectados à Rede Estadual de Comunicação, com prazo previsto de conclusão para aproximadamente 5 meses.