Qualidade de Software - Usabilidade

Autores:  Carmem Denise Bajerski - DITEC-B Jones Luiz Schiffl - DITEC-D Letícia Klos da Silva - DIDOB Márcia Yurimi Ono Sens -  DITEC-D Marco Aurélio Cordeiro - DITEC-B Rosane Adriano Eifler - DITEC-E Stefano Kubica - DITEC-G Vitório Yoshinori Furusho - DITEC-B
1 DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO

1.1 CONCEITO DA USABILIDADE


Conjunto de atributos que evidenciam o esforço necessário para se poder utilizar um software, bem como o julgamento individual desse uso, por um conjunto de usuários explícito ou implícito.

Usuários, pode ser interpretado mais diretamente como os usuários de software interativo. Como usuários, podem ser incluídos operadores, usuário final e usuários indiretos que estão sob a influência ou dependência do uso do software.

A capacidade para uso/usabilidade deve levar em conta os vários ambientes de usuários que o software pode afetar, que podem abranger desde a preparação para o uso até a avaliação de resultados.

A ISO/IEC 9126:1991 (E) define a capacidade para uso/usabilidade como conjunto específico de atributos de um produto de software. Os atributos compreendem:

  • operacionalidade
  • aprendizagem
  • compreensibilidade

1.2 CLASSIFICAÇÃO DOS ATRIBUTOS DA USABILIDADE

1.2.1 Operacionalidade

Evidencia o esforço do usuário para a operação e controle do software. Este atributo pode ser avaliado pelos seguintes critérios:

  • help on-line
  • navegação
  • facilidade de instalação
  • prevenção contra erros de operação
  • auditabilidade
  • reaproveitamento da entrada de dados
  • padronização

1.2.2 Aprendizagem

Evidencia o esforço do usuário para aprender a utilizar o software. Este atributo pode ser avaliado pelos seguintes critérios:

  • documentação
  • mensagens
  • help on-line
  • padronização
  • auto-instrução
  • glossário

1.2.3 Compreensibilidade

Evidencia o esforço do usuário para reconhecer o conceito lógico e aplicabilidade do software. Este atributo pode ser avaliado pelos seguintes critérios:

  • documentação
  • mensagens
  • glossário
  • help on-line

1.3 DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS DA OPERACIONALIDADE

  • Help on-line
    • Help por função
      Descrição breve do que é, como funciona, para que serve e como usar a função.
    • Help por campo
      Descrição breve do que representa e qual o conteúdo a informar, possibilitando consulta às opções existentes, por exemplo:

NOME DO CAMPO

Estado Civil

DESCRIÇÃO

Estado civil da pessoa

CONTEÚDO

Numérico de 1 até 4

OPÇÕES EXISTENTES

1 - Solteiro                    2 - Casado                    3 - Viúvo                       4 - Separado

  • Navegação
    Facilidade de caminhar entre funções e/ou sistemas, respeitando a segurança de acesso e possibilitando a passagem de parâmetros para uma nova função.
  • Facilidade de Instalação
    Capacidade do software de interagir com o usuário na instalação para o seu efetivo uso.
  • Prevenção Contra Erros de Operação
    Capacidade do software de validar os dados e/ou opções de entrada, alertando o usuário quando a operação comprometer a integridade dos dados.
  • Auditabilidade
    Capacidade do software de verificar a integridade dos dados e de rastrear as atualizações significativas nos dados (quem fez, o que fez e quando fez).
  • Reaproveitamento da Entrada de Dados
    Capacidade do software de aproveitar os dados já informados em funções anteriores sem a necessidade de nova entrada.
  • Padronização
    Utilização de um modelo único dentro do sistema quanto às telas, relatórios e procedimentos.

1.4 DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS DA APRENDIZAGEM

  • Mensagens
    Capacidade do software de interagir com o usuário, através de mensagens claras e objetivas, utilizando-se de um vocabulário comum.

    As mensagens podem ser de esclarecimento, de consistência ou de instrução.
  • Documentação
    Documentação clara e abrangente, permitindo que o usuário possa conhecer todo o potencial do software. Pode ser composta por Manuais e Cartão de Referência.
  • Help on-line
    • Help por função
      Descrição breve do que é, como funciona, para que serve e como usar a função.
  • Help por campo
    Descrição breve do que representa e qual o conteúdo a informar, possibilitando consulta às opções existentes, por exemplo:

NOME DO CAMPO

Estado Civil

DESCRIÇÃO

Estado civil da pessoa

CONTEÚDO

Numérico de 1 até 4

OPÇÕES EXISTENTES

1 - Solteiro                    2 - Casado                    3 - Viúvo                       4 - Separado

  • Padronização
    Utilização de um modelo único dentro do sistema quanto às telas, relatórios e procedimentos.
  • Auto-instrução
    Capacidade do software de proporcionar ao usuário aprendizagem através de uma simulação.
  • Glossário
    Capacidade do software de oferecer ao usuário um dicionário de termos técnicos utilizados pelo mesmo.

1.5 DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS DA COMPREENSIBILIDADE

  • Mensagens
    Capacidade do software de interagir com o usuário, através de mensagens claras e objetivas, utilizando-se de vocabulário comum.

    As mensagens podem ser de esclarecimento, de consistência ou de instrução.
  • Glossário
    Capacidade do software de oferecer ao usuário um dicionário de termos técnicos utilizados pelo mesmo.
  • Documentação
    Documentação clara e abrangente, permitindo que o usuário possa conhecer todo o potencial do software. Pode ser composta por Manuais e Cartão de Referência.
  • Help on-line
    • Help por função
      Descrição breve do que é, como funciona, para que serve e como usar a função.
  • Help por campo
    Descrição breve do que representa e qual o conteúdo a informar, possibilitando consulta às opções existentes, por exemplo:

NOME DO CAMPO

Estado Civil

DESCRIÇÃO

Estado civil da pessoa

CONTEÚDO

Numérico de 1 até 4

OPÇÕES EXISTENTES

1 - Solteiro                    2 - Casado                     3 - Viúvo                       4 - Separado

1.6 PRIORIDADE DOS CRITÉRIOS DA USABILIDADE

qualidade.gif (5037 bytes)


2 MÉTODO PARA AFERIÇÃO

2.1 TABELA DE AFERIÇÃO CRITÉRIO (*)

CRITÉRIO(*)

CONTEÚDO

PESO

GRAU

Padronização

>telas                               >mensagens                       >relatórios                             >help                                    >teclas                          >disposição dos campos na tela                                  >nome dos campos

11

1,0 = 6 a 7 itens                        0,5 = 3 a 5 itens                         0,0 = 0 a 2 itens

Navegação

>hierárquica                         >genérica

10

1,0 = todos os itens                    0,5 = hierárquica ou genérica ou mista                                        0,0 = sem

Mensagens

>clareza

9

1,0 = todos os itens                    0,5 = parcialmente compreensíveis                         0,0 = incompreensível ou inexistente

Help On-line

>por campo                           >por função

8

1,0 = todos os itens                  0,5 = por campo ou por função      0,0 = sem

Documentação

>manual                                >cartão de referência

7

1,0 = todos os itens                   0,5 = manual ou cartão de referência                                   0,0 = sem documentação ou não atualizados

Prevenção Contra Erros de Operação

>mensagens de alerta

6

1,0 = sempre alerta o usuário     0,5 = entre telas ou entre funções  0,0 = sem

Reaproveitamento da Entrada de Dados

>entre telas                           >entre funções

5

1,0 = todos os itens                    0,5 = entre telas ou entre funções                                     0,0 = sem

Auditabilidade

>rastreamento                  >verificação de integridade (quando aplicável)

4

1,0 = todos os itens                  0,5 = rastreamento e ausência de verificação de integridade (quando aplicável)                                   0,0 = sem

Auto-instrução

>simulação de todo o sistema

3

1,0 = simulação de todo o sistema                                     0,5 = simulação de algumas funções                                     0,0 = sem

Facilidade de Instalação

>interage com usuário

2

1,0 = interage                           0,0 = não interage

Glossário

>existência

1

1,0 = completo                          0,5 = incompleto                        0,0 = sem

(*) Deve ser eliminada da fórmula da Usabilidade (?) Referente ao Critério que não se aplicar ao sistema em questão.

2.2 CÁLCULO DA USABILIDADE


qualidade2.gif (1422 bytes)

onde: U = usabilidade
           G = grau
           P = peso

Classificação:
0,0 a 0,4 = reprovado
0,5 a 0,6 = precisa melhorar para ser implantado
0,7 a 1,0 = OK

2.3 APLICAÇÃO PRÁTICA

2.3.1 Sistema APC

CRITÉRIO

GRAU x PESO

Padronização

0,5 x 11 = 5,5

Navegação

0,5 x 10 = 5,0

Mensagens

1,0 x 9 = 9,0

Help On-line

0,0 x 8 = 0,0

Documentação

0,5 x 7 = 3,5

Prevenção contra erros de operação

0,0 x 6 = 0,0

Reaproveitamento da entrada de dados

0,5 x 5 = 2,5

Auditabilidade

0,0 x 4 = 0,0

Auto instrução

0,0 x 3 = 0,0

Facilidade de instalação

1,0 x 2 = 2,0

Glossário

0,0 x 1 = 0,0

TOTAL

27,5

U = 27,5 : 66 = 0,41
Classificação: reprovado

2.3.2 Sistema SNG

CRITÉRIO

GRAU x PESO

Padronização

1,0 x 11 = 11,0

Navegação

1,0 x 10 = 10,0

Mensagens

0,5 x 9 = 4,5

Help On-line

0,5 x 8 = 4,0

Documentação

0,5 x 7 = 3,5

Prevenção contra erros de operação

1,0 x 6 = 6,0

Reaproveitamento da entrada de dados

1,0 x 5 = 5,0

Auditabilidade

1,0 x 4 = 4,0

Auto instrução

0,0 x 3 = 0,0

Facilidade de instalação

1,0 x 2 = 2,0

Glossário

0,0 x 1 = 0,0

TOTAL

50,0

U = 50,0 : 66 = 0,76
Classificação: aprovado

3 ESTRATÉGIA DE APLICAÇÃO NA CELEPAR

Como a CELEPAR dispõe do SNG (ferramenta para controle da navegação e acesso a sistemas), sugere-se que o mesmo seja revisto quanto aos critérios da Usabilidade e adequado nos pontos em que não atende.

Após revisado e adequado, o SNG deve ser acrescido de mecanismos que facilitem e/ou induzam o desenvolvimento dos sistemas por ele suportados, visando o atendimento das diretrizes propostas por este trabalho.

GLOSSÁRIO

Critério

Aquilo que serve de norma para avaliação; norma para comparação com um padrão; processo de medida ou avaliação.

Atributo

Característica qualitativa/quantitativa que identifica um membro de um conjunto observado.