Racha Cuca

 

DO MÊS PASSADO

 

"As moedas, uma vez que eram em número superior a 200 e não chegavam a 300 deviam ser a princípio em número de 241. O primeiro marinheiro dividiu-as em três parte iguais; jogou uma moeda ao mar e levou um terço de 240, ou seja, 80 moedas, deixando 160.

O segundo encontrou 160, jogou uma ao mar e dividiu as 159 restantes em três partes. Retirou uma terça parte (53) e deixou o resto, 106.

O terceiro encontrou 106, deitou ao mar a moeda que sobrava, retirou um terço de 105 (35 moedas) deixando um resto de 70.

O almoxarife encontrou 70 moedas, retirou uma e dividiu as 69 restantes em três partes, cabendo, desta forma, um acréscimo de 23 moedas a cada um dos marujos. Então, temos:

Fonte: DI PIERRO NETTO, SCIPIONE. Matemática: conceitos e histórias. São Paulo: Scipione, 1998.

 

 

 

Dois irmãos, Harim e Hamed, encarregaram-se de vender no mercado duas partidas de melões. Harim entregou ao mercador 30 melões que deviam ser vendidos à razão de 3 por um dinar; Hamed entregou, também, 30 melões aos quais estipulou o preço, mais caro, de 2 melões por 1 dinar. Era claro que Harim deveria receber 10 dinares e seu irmão 15, totalizando 25 dinares.

Ao chegar à feira, porém, pensou o mercador que, começando a venda pelos melões mais caros, perderia a freguesia e se, pelo contrário, iniciasse a venda pelos mais baratos, teria problema em vender os mais caros. Assim, decidiu vender as duas partidas ao mesmo tempo. Reuniu os 60 melões e começou a vendê-los em grupos de 5 por 2 dinares. Vendidos os 60 melões em 12 lotes de 5 cada um, o mercador apurou 24 dinares.

Como pagar aos dois irmãos se o primeiro devia receber 10 e o segundo 15 dinares?

Vender 3 melões por 1 dinar e, depois vender 2 por 1 não é a mesma coisa que vender logo 5 por 2 dinares?

Fonte: TAHAN, MALBA. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 1991.