Sistema Público de Emprego Via Internet
Walter Gonçalves - Secretaria do Trabalho
Trabalho premiado no CONIP´98 - IV Congresso de Informática Pública, na Categoria Serviço Público.
Resumo
O Sistema Público de Emprego via Internet foi criado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho do Paraná, com o objetivo de ampliar a abrangência do Sistema Público de Emprego - SEMPRE.
O aplicativo permite aos interessados a interação virtual com as agências do Sistema Público de Emprego, possibilitando melhores condições de atendimento aos interessados em participar do programa.
SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO VIA INTERNET
Introdução
O SEMPRE - Sistema Público de Emprego, organizado pelo Ministério do Trabalho e gerenciado no Paraná pela Secretaria de Estado do Emprego e das Relações do Trabalho – SERT, tem por missão promover o emprego, a renda, a eficiência e a qualidade produtiva em todas as regiões do Estado. Dentre os objetivos do programa, destacam-se:
- possibilitar ao trabalhador a sua colocação no mercado de trabalho, visando a redução do tempo em que permanece desempregado;
- orientar os trabalhadores sobre o Programa de Educação Profissional;
- fornecer informações sobre a oferta e a demanda de mão-de-obra;
- orientar o trabalhador sobre a possibilidade de financiamento de
- atividades produtivas, capazes de gerar auto-sustentação;
- expandir os serviços de intermediação de mão-de-obra no meio rural;
- assegurar meios para que o beneficiário do seguro desemprego consiga uma rápida reinserção no mercado de trabalho e;
- conhecer o perfil da mão-de-obra disponível no mercado de trabalho local.
Contando com uma estrutura totalmente informatizada e operando em rede, o SEMPRE realiza um conjunto de ações que incluem a intermediação de mão-de-obra, habilitação ao seguro desemprego, formação ou requalificação profissional e o incentivo à geração de novos empreendimentos, através do Programa de Geração de Emprego e Renda - PROGER.
A estrutura de atendimento do SEMPRE, organizada em escritórios regionais e agências, permite que todo trabalho de cadastramento, qualificação e encaminhamento de candidatos a emprego, seja realizado de forma informatizada em suas dependências.
Face ao agravamento do quadro de desemprego verificado nos últimos anos, a demanda pelos serviços prestados pelo programa cresceu. Fizeram-se necessárias ações no sentido de aumentar a capacidade de atendimento do programa, bem como ampliar sua abrangência por meio da criação de novos canais de comunicação com a sociedade.
Com o objetivo de ampliar o universo atendido pelo programa, a SERT desenvolveu em parceria com a Companhia de Informática do Paraná - CELEPAR, o aplicativo Sistema Público de Emprego na Internet. Este aplicativo permitiu à Secretaria colocar à disposição dos trabalhadores e empregadores, uma alternativa de fornecimento dos serviços do Sistema Público de Emprego ágil, moderna, gratuita aos usuários e de baixo custo para a administração pública estadual. Utilizando-se de rotinas disponíveis no site da SERT, é possível aos interessados comunicar-se via Internet com a estrutura de atendimento da Secretaria.
O prosseguimento dos trabalhos permitirá a criação de uma agência virtual no futuro. O surgimento desta agência permitirá ao SEMPRE redirecionar recursos hoje utilizados em atividades operacionais, bem como garantir melhor qualidade nos serviços prestados.
O Sistema de Intermediação de Mão-de-obra - SIMO
Dentre as atividades de maior importância desenvolvidas no SEMPRE, está a intermediação de mão-de-obra. A proposta da SERT neste programa, é que as agências atuem como intermediadoras e facilitadoras no processo de colocação ou recolocação do trabalhador no mercado de trabalho, que auxiliem o empresário na captação da mão-de-obra necessária.
Para tanto, está em funcionamento o Sistema SIMO, que informatiza as atividades da agência no tocante aos trabalhos de intermediação. O Sistema possui diversas funcionalidades, que auxiliam os técnicos do programa no encaminhamento de candidatos.
Dentre as funções disponíveis, pode-se destacar:
- cadastramento de candidatos a emprego;
- cadastramento de empresas;
- cadastramento de vagas de emprego.
A partir da entrada destas informações no sistema, é possível aos técnicos das agência realizarem o trabalho de intermediação, que tem como produto o encaminhamento dos candidatos às vagas oferecidas pelas empresas.
O SIMO na Internet
O Núcleo de Informática da SERT desenvolveu um aplicativo que reproduz rotinas do SIMO na Internet. A criação deste aplicativo atende a dois objetivos do SEMPRE: primeiro, melhorar a qualidade do atendimento das agências e segundo, a ampliação do raio de alcance do sistema, pois o programa passa a atingir um público diferenciado em relação àquele que freqüenta as agências. Com a aplicação na Internet, ampliou-se o perfil dos candidatos em termos de qualificação técnica, bem como o tipo de vagas ofertadas.
Foram desenvolvidas as seguintes funcionalidades:
- cadastramento de empresas: a função permite o cadastramento de empresa interessada em utilizar os serviços do SEMPRE. São solicitadas informações sobre a empresa e como deve ser feito o processo de encaminhamento de candidatos a vaga;
- cadastramento de vagas de trabalho: permite o cadastramento de vagas de emprego no sistema SIMO. No formulário são informadas as características das vagas, bem como as características e qualificações desejadas do candidato;
- cadastramento de candidatos a empregos: nesta função é possível ao candidato a emprego cadastrar-se no SIMO, sem comparecer à agência. No formulário o candidato informa dados de identificação pessoal, escolaridade, qualificação profissional, relação com o mercado de trabalho, emprego e salários pretendidos, e vida funcional pregressa. De posse destes dados o sistema configura o curriculum do candidato e, havendo vagas disponíveis, dá prosseguimento ao processo de encaminhamento do trabalhador;
- informações do mercado de trabalho;
- informações sobre vagas disponíveis.
A SERT optou por não realizar o encaminhamento dos candidatos via rede. Esta opção deve-se a questões de segurança e à necessidade de realização de uma entrevista prévia na agência, antes do encaminhamento do candidato à empresa que oferece a vaga.
Qualificação Profissional
No que se refere à qualificação profissional, o aplicativo permite aos interessados consultas a:
- informações sobre vagas nos cursos do Programa de Qualificação Profissional promovido pela SERT;
- solicitação de inscrição em cursos promovidos pela SERT;
- indicativos de demanda por qualificação e requalificação de profissionais;
- informações sobre programas mantidos pela SERT.
Cartão do Trabalhador
Durante o ano de 1996 o sistema SIMO atendeu, apenas na agência central em Curitiba, uma média de mil pessoas por dia. Foi constatado que, em um dia de funcionamento normal da agência, o tempo médio de espera para atendimento por parte dos usuários é de uma hora. Com o objetivo de determinar as causas para a espera excessiva por parte dos usuários do sistema, foi realizada uma pesquisa que identificou alguns fatores como: duplicidade de cadastramento, dificuldade de recuperação das informações dos candidatos e dificuldades na intermediação causada pela complexidade das estrutura dos CBO´s (tabela de ocupações criada pelo IBGE).
Visando melhorar a qualidade da intermediação de mão-de-obra por parte do SEMPRE, foi proposta a utilização da tecnologia de cartões. Estes cartões, que serão entregues aos candidatos a vagas no momento de sua entrevista na agência, contêm informações que vão permitir a agilização no atendimento do candidato à vaga, permitirão a localização rápida e segura do candidato no sistema, bem como a emissão de curriculum em qualquer ponto coberto pela rede da SERT ou pela Internet. Com o cartão do trabalhador, o SEMPRE caminha para viabilizar o auto-atendimento do candidato.
A utilização do cartão no sistema via Internet, poderá ocorrer pela identificação do candidato através da informação do número que consta no cartão ou, onde houver condições técnicas, pela leitura das informações contidas no cartão.
Nível de Implementação
Decorrente do próprio ambiente para o qual foi desenvolvido, o aplicativo Sistema Público de Empregos na Internet tem uma característica bastante dinâmica. O objetivo inicial de tornar disponíveis algumas funções do SEMPRE na Internet, evoluiu para a representação de setores inteiros das agência no site da SERT.
A tendência aponta para que mais funções das agências sejam incluídas na aplicação. Até o momento foram desenvolvidas funcionalidades referentes às atividades de intermediação de mão-de-obra, estando previstas para o futuro a implementação de funções do seguro desemprego, do programa de geração de emprego e renda (PROGER), teleconsultas trabalhistas e disque pequenos serviços.
Plataforma e Portabilidade
O SIMO - Sistema de Intermediação de Mão-de-obra é executado atualmente em ambiente UNIX, com banco de dados ZIM. Está prevista para este ano, a migração do sistema para a plataforma Windows NT.
O aplicativo Sistema Público de Emprego na Internet foi projetado para ser executado em qualquer ambiente que tenha acesso à Internet. Na configuração atual, as informações disponíveis nas páginas são geradas a partir de rotinas de interface, que integram o ambiente Internet com a base de dados ZIM.
No desenvolvimento da rotina, procurou-se estabelecer a independência entre o ambiente Internet e a base de dados em que roda o sistema de intermediação de mão-de-obra. Caso ocorra a substituição do sistema operacional e/ou do gerenciador de banco de dados, a atualização das páginas fica garantida, bastando para isso que as rotinas de comunicação sejam adaptadas ao novo ambiente.
Conclusão
Ao desenvolver o aplicativo Sistema Público de Emprego na Internet, a Secretaria de Estado do Emprego e das Relações do Trabalho não pretendeu gerar um substitutivo para o sistema informatizado que atualmente estrutura as atividades das agências do SEMPRE. A intenção foi criar uma alternativa que ampliasse o universo atingido pelo programa, bem como facilitar a criação de novos espaços de intermediação de mão-de-obra.
Com a implementação completa da proposta, será possível cumprir praticamente todas etapas (a exceção será a entrevista de encaminhamento) do programa de Intermediação de Mão-de-obra do SEMPRE na Internet. Este fato representará ganhos na qualidade de atendimento aos usuários do serviço, sem a necessidade de investimentos de grande porte por parte da SERT.