Sistema de Realizações do Governo
Autor: Paulo Alcion de Oliveira - DITEC-E - Ramal 408
Para o atendimento das necessidades de prestação de contas ao cidadão quanto às ações de governo e às necessidades de acompanhamento do Plano de Governo é imprescindível a adoção de ferramenta informatizada. Justifica-se pelo grande volume de ações realizadas pelos diversos órgãos da administração pública direta e indireta.
Neste sentido surgiu o Sistema de Realizações de Governo - SRG. No início do atual governo foi verificada a existência de aplicação em mainframe com a finalidade deste acompanhamento, mas que não atendia às necessidades de evolução requisitadas pelo cliente. Este sistema era de responsabilidade da Casa Civil, sendo que, por determinação governamental foi, repassado para a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, ficando a cargo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES a sua operacionalização.
Decidiu-se pelo desenvolvimento de uma aplicação em ambiente Windows, ficando a aplicação em mainframe como referência. Como a necessidade do desenvolvimento era urgente, optou-se pela construção da primeira versão utilizando o MS ACCESS. A partir da definição do modelo de dados, a rotina de manutenção foi rapidamente desenvolvida, iniciando-se o processo de cadastramento dos dados a partir de formulários preenchidos e enviados pelos órgãos estaduais. O processo de confecção de consultas e relatórios foi estabelecido em paralelo à atualização dos dados. Alguns órgãos mantinham as informações de suas realizações em sistemas próprios, sendo preparadas rotinas conversoras para atualização direta dos dados a partir de arquivos gerados em meio magnético.
Ao todo foram desenvolvidos 8 releases na primeira versão, a partir da incorporação de novas funções, segundo necessidades levantadas. Quando o número de realizações aumentou, os problemas com relação à performance da aplicação começaram a surgir. Foi considerado que a aplicação já estava suficientemente amadurecida para que fosse redesenvolvida utilizando uma ferramenta mais profissional. Na construção da versão 2 foi utilizado como Front-end o SQL-Windows e como Back-end o SGBDR Sybase. A aplicação foi desenvolvida em arquitetura Cliente/Servidor, com o banco de dados sediado em máquina RISC/UNIX no IPARDES.
Foram desenvolvidos consultas e relatórios de apoio operacional - voltados às necessidades de atualização e auditoria dos dados e de apoio gerencial - voltados às necessidades do usuário final.
Visando proporcionar uma visão gráfica dos municípios atendidos com as realizações de governo foi desenvolvida uma rotina de consulta através de mapas geoprocessados. Utilizando mapa digital do Estado do Paraná e através do software DBMapa da Maxidata, são plotados os municípios atendidos com realizações que atendam a determinadas características selecionadas pelo usuário do sistema. Por exemplo: assinalar no mapa os municípios atendidos com Construção de Hospital ou os atendidos com realizações acima de R$ 100.000,00.
Outra rotina é a geração de gráficos, tipo pizza, barra e outros à escolha do usuário. Assim, pode-se selecionar um município e visualizar rapidamente os percentuais de valores de realizações dos órgãos ou, solicitando um órgão, quais os municípios que receberam os maiores valores. Nesta rotina o usuário pode escolher qual o melhor ângulo de visualização dos gráficos tridimensionais, as cores e outras opções.
A partir da disponibilização da Rede de Alta Velocidade no Centro Cívico, através de um Back-Bone de Fibra Ótica, que interliga as redes de vários órgãos estaduais, foi incorporada Rotina Multimídia ao sistema. Vídeos, imagens e sons (locuções) sobre realizações de governo, produzidos principalmente pela Secretaria de Comunicação Social, são tratados e produzidos em mídias digitais e anexados a um Servidor Multimídia no IPARDES. O usuário seleciona na aplicação Cliente a mídia que deseja consultar e o sistema busca no servidor a informação correspondente. No caso dos vídeos não é executado Download. A partir da chegada dos primeiros quadros o usuário já começa a assistir, enquanto os outros continuam trafegando pelo cabo ótico. Confere-se uma performance aceitável à rotina, sem os inconvenientes pulos de imagem e sem a necessidade de espera da transmissão total do vídeo, para posterior consulta.
Foram criadas rotinas de segurança de acesso permitindo liberar as funções do sistemas de maneira personalizada para cada usuário e rotina de apoio operacional através da confecção de Help on-line, vinculado ao contexto que o usuário está acessando. Estão sendo preparadas cartelas que visam apresentar a aplicação e estabelecer os contatos que podem ser acionados a partir de qualquer dificuldade ou para proposição de sugestões pelos usuários.
Para implantação da parte Cliente da aplicação nos órgãos interessados, foi estabelecida uma estrutura de instalação, segmentada nas seguintes partes, conforme tabela abaixo.
Área |
Função |
Cliente |
Recebimento e aprovação de acesso |
Atendimento |
Gerenciamento do processo de instalação, levantamento de ambiente operacional segundo pré-requisitos e acionamento das áreas operacionais. |
Desenvolvimento |
Liberação de acesso aos usuários (esta função será repassada ao pessoal operacional do cliente) |
Serviços de Rede |
Verificação e instalação de conectividade entre ambientes (via TCP/IP) |
Serviços Operacionais |
Instalação e configuração da aplicação Cliente e aplicativos de conexão com a base de dados. Para facilitar este trabalho foi desenvolvida uma rotina especial de instalação |
Em uma primeira fase serão implantados somente as funções de consultas e relatórios, sendo que a atualização dos dados continua sob a responsabilidade do IPARDES. Esta providência justifica-se pela necessidade de algumas padronizações dos dados coletados. Os padrões permitirão a retirada de um volume maior de informações gerenciais através da agregação de dados. Após esta fase serão liberadas as funções de manutenção para os órgãos, ficando o IPARDES como gerenciador do sistema. Atualmente temos o SRG instalado em mais de 30 locais diferentes, sendo que a previsão é chegue a mais de 120.
Visando uma maior integração com o Plano de Governo, o Sistema de Acompanhamento do Plano de Governo - SIAPG foi incorporado ao SRG. Desta maneira teremos uma única aplicação onde, por Programa e Projeto de Governo, podem ser consultadas as ações realizadas. Permitirá que seja verificado rapidamente o andamento das ações previstas do Plano de Governo, possibilitando maior acompanhamento e gerando subsídios ao replanejamento. A previsão de implantação desta versão integrada é janeiro/97.
Estão previstas mais versões do sistema, através do desenvolvimento e evolução de rotinas. Serão implementadas melhorias na Rotina Mapas Geoprocessados, onde serão disponibilizados mapas com municípios em cores ou tonalidades de cores diferentes, separados por faixas de acordo com o montante de recursos repassados. Será preparada Rotina de Manutenção Automática Genérica, onde o informante poderá enviar seus dados em arquivo magnético, conforme lay-out pré-formatado pela Internet ou pelo Correio Eletrônico. Após a fase de padronização dos dados, estão previstos o desenvolvimento de uma série de consultas e relatórios gerenciais.
Também está prevista uma maior integração com o serviço Telecidadão. Este serviço é uma central de atendimento telefônico ao cidadão, dividido em dois módulos: reivindicações/denúncias e pesquisa de opinião. No primeiro, o cidadão oferece a reivindicação ou denúncia e esta é enviada ao órgão competente para resposta. No segundo são estabelecidas pesquisas de opinião de interesse do governo estadual, de forma geral ou específica para qualquer órgão. Pode-se verificar quais os principais problemas que o cidadão observa em seu município ou o grau de satisfação do mesmo com relação aos serviços de um determinado órgão. Estas informações podem redirecionar a forma de atuação do governo em uma região ou subsidiar a reestruturação de um serviço prestado. Em qualquer uma das opções o cidadão é convidado a compor um grupo de colaboradores do governo, onde solicita-se uma posição ativa com relação à atuação do governo no município e o contato permanente sempre que constatados problemas nos serviços prestados.
Está previsto no SRG o desenvolvimento de uma rotina de relatórios, descrevendo de forma simples e clara as ações realizadas em cada município. Após emitidos, estes relatórios serão enviados, via correio, a todos os colaboradores do governo, com uma forma de prestação de contas da ação governamental.
Outras aplicações estão implantadas ou em implantação para acesso junto à Governadoria. Além do SRG, temos o Telecidadão, Informações Gerenciais de Municípios, Autoridades Municipais, Pleitos de Autoridades e outras. Como são aplicações isoladas, causam a dificuldade de acesso às várias aplicações para compor um quadro de informações gerais sobre um determinado município. Para minimizar estas dificuldades está sendo desenvolvida uma aplicação que agregará todas as informações já existentes nas aplicações mencionadas.
Foi criado Menu Gráfico, onde o usuário seleciona o município através do Mapa do Estado. Com o mouse navega-se pelo mapa, sendo que o nome do município acessado aparece no canto do vídeo. Para selecionar o município basta dar um clique. Ao lado é disponibilizado um menu com os nomes dos municípios. Se clicado em um nome, o município correspondente é realçado no mapa. Para selecionar o município é necessário dar duplo-clique. Para facilitar a seleção do nome pode-se digitar a primeira letra e o menu disponibilizará os municípios a partir deste caractere. Esta rotina foi construída separadamente em Visual Basic e poderá ser inserida em qualquer aplicação.
Após a seleção, o usuário solicitará quais as informações que deseja consultar sobre o município: Informações Gerais, Plano de Governo, Realizações, Cidadão, Autoridades, etc. Serão consultadas diretamente as bases de dados das aplicações e liberadas através de visualizações. Será estudado qual a melhor visualização, texto ou gráfica, dependendo de cada caso. Algumas informações poderão ser agregadas, sendo que se houver necessidade de dados mais detalhados poderá ser acessada diretamente a aplicação correspondente.
A partir do desenvolvimento de novas aplicações serão adicionados módulos ao sistema. Se houver necessidade de informações já existentes em outras aplicações, será negociado junto à equipe responsável a forma de integração à aplicação.