Sistema de gerenciamento de preços - SGP
Autores: Cleto João Stival, Jane Mary Lanzarini Soares e Wilson Mauri de Bonfim
Recentemente, em reunião do fórum de diretores administrativos financeiros da ABEP (Associação das Empresas Estaduais de Processamento de Dados), tendo em vista a constatação de disparidades, gritantes entre preços pagos por produtos e serviços similares, foi concluído que alguma ação devia ser tomada. Coube a CELEPAR definir e desenvolver um sistema destinado a comparar os preços pagos pelas associadas na aquisição de bens e/ou contratação de serviços, permitindo a comparação dos preços, independentemente da data do negócio.
Inicialmente, foi encomendado ao Fernando José Fendrich (GPS-11) um protótipo do sistema para ser apresentado na reunião dos DAF's no mês de julho/92. Apesar da aprovação dessa versão preliminar, por falta de recursos internos, apenas no mês de novembro foi dada continuidade no processo, tendo o Wilson Mauri de Bonfim(GAT-2) recebido a incumbência de desenvolver a versão definitiva para ser apresentada em reunião de 19/11/92 em Rondônia. Sistema aprovado e aplaudido, estabeleceu-se um cronograma, apertado, para implantação nas diversas associadas. Para tal, redividiu-se o Brasil em 4 regiões (sul, norte, nordeste e centro-leste), montando-se um treinamento em 4 etapas para as associadas da respectiva região, a saber: em 02/12/92, em Curitiba, para a PROCERGS, PRODESP E CIASC; em -7/12/92, no Rio de Janeiro para a PROCERJ, PRODASUL, CODETINS, CODEPLAN, EMCIDEC, PRODENGE e PRODEST; em 09/12/92, em Recife, para a FISEPE, CODATA, PRODEPI, PRODASE, CETEMA, DATANORTE, PRODEB e SEPROCE, e em 11/12/92, em Manaus, para PRODAM e PRODEPA
O Sistema de Gerenciamento de Preços – SGP se propõe a registrar as compras realizadas pelas associadas, permitindo comparações dos preços praticados a nível nacional, utilizando-se de uma rotina de indexação baseada no dólar comercial ou outra qualquer moda/índice a critério da associada, tabelas de associadas, tabela de fornecedores e tabela de produtos (bens ou serviços).
Esta última é montada de forma a distribuir os produtos em grupos e subgrupos, e será alimentada a partir do cadastramento das compras realizadas.
Os dados, alimentados em cada associada, serão gravados em disquetes e enviado, via SEDEX, para a unidade centralizadora, que na fase de implantação será a CELEPAR, que consolidará as informações, gerando o arquivo consolidado do período, a ser redistribuído, via disquete, às associadas. Na fase de implantação, serão cadastradas as compras dos meses de outubro a dezembro/92.
No futuro, deverá ser agregada ao sistema uma série de módulos complementares, entre eles, o de maior necessidade, um cadastro geral de fornecedores, com indicação sobre o desempenho dos mesmos.
Existe ainda, a exemplo da CIASC ( Santa Catarina), a possibilidade das associadas disponibilizarem esse tipo de sistema ao Governo dos respectivos estados, onde se verifica tratamento diferenciado, por parte dos fornecedores, às diversas áreas de Administração.
Recentemente, em reunião do fórum de diretores administrativos financeiros da ABEP (Associação das Empresas Estaduais de Processamento de Dados), tendo em vista a constatação de disparidades, gritantes entre preços pagos por produtos e serviços similares, foi concluído que alguma ação devia ser tomada. Coube a CELEPAR definir e desenvolver um sistema destinado a comparar os preços pagos pelas associadas na aquisição de bens e/ou contratação de serviços, permitindo a comparação dos preços, independentemente da data do negócio.
Inicialmente, foi encomendado ao Fernando José Fendrich (GPS-11) um protótipo do sistema para ser apresentado na reunião dos DAF's no mês de julho/92. Apesar da aprovação dessa versão preliminar, por falta de recursos internos, apenas no mês de novembro foi dada continuidade no processo, tendo o Wilson Mauri de Bonfim(GAT-2) recebido a incumbência de desenvolver a versão definitiva para ser apresentada em reunião de 19/11/92 em Rondônia. Sistema aprovado e aplaudido, estabeleceu-se um cronograma, apertado, para implantação nas diversas associadas. Para tal, redividiu-se o Brasil em 4 regiões (sul, norte, nordeste e centro-leste), montando-se um treinamento em 4 etapas para as associadas da respectiva região, a saber: em 02/12/92, em Curitiba, para a PROCERGS, PRODESP E CIASC; em -7/12/92, no Rio de Janeiro para a PROCERJ, PRODASUL, CODETINS, CODEPLAN, EMCIDEC, PRODENGE e PRODEST; em 09/12/92, em Recife, para a FISEPE, CODATA, PRODEPI, PRODASE, CETEMA, DATANORTE, PRODEB e SEPROCE, e em 11/12/92, em Manaus, para PRODAM e PRODEPA
O Sistema de Gerenciamento de Preços – SGP se propõe a registrar as compras realizadas pelas associadas, permitindo comparações dos preços praticados a nível nacional, utilizando-se de uma rotina de indexação baseada no dólar comercial ou outra qualquer moda/índice a critério da associada, tabelas de associadas, tabela de fornecedores e tabela de produtos (bens ou serviços).
Esta última é montada de forma a distribuir os produtos em grupos e subgrupos, e será alimentada a partir do cadastramento das compras realizadas.
Os dados, alimentados em cada associada, serão gravados em disquetes e enviado, via SEDEX, para a unidade centralizadora, que na fase de implantação será a CELEPAR, que consolidará as informações, gerando o arquivo consolidado do período, a ser redistribuído, via disquete, às associadas. Na fase de implantação, serão cadastradas as compras dos meses de outubro a dezembro/92.
No futuro, deverá ser agregada ao sistema uma série de módulos complementares, entre eles, o de maior necessidade, um cadastro geral de fornecedores, com indicação sobre o desempenho dos mesmos.
Existe ainda, a exemplo da CIASC ( Santa Catarina), a possibilidade das associadas disponibilizarem esse tipo de sistema ao Governo dos respectivos estados, onde se verifica tratamento diferenciado, por parte dos fornecedores, às diversas áreas de Administração.