Telefonia e software livre no Paraná
O telefone é hoje mais do que “um dispositivo que transmite e recebe sons para prover comunicação a distância”, como diz o Wikipedia. Hoje, um sistema de telefonia é um serviço de comunicação com vídeo, agenda, e-mail e baixos custos.
Denis Galvão*
Alô? Não conheço ninguém até hoje que não tenha dito um alô sequer. Talvez hello se estiver perambulando por terras norte americanas, bonjour enquanto toma um belo vinho debaixo da torre Eiffel ou talvez um hallo enquanto assiste a algum trágico jogo tupiniquim em terras cervejeiras, definitivamente todos dizem alô.
O invento da telefonia com suas controversas sobre seu real progenitor trouxe, traz e irá trazer para cada vez mais perto, as fronteiras dos mais diversos relacionamentos “falados”. Alexander Graham Bell, o primeiro a patentear o nosso amigo telefone, e quem levou os louros da honra do invento em 1875 (Elisha Gray também inventara o “mesmo” artefato de comunicação, porém não foi tão rápido em sua oficialização) nunca imaginou o alcance e o avanço que o telefone iria sofrer no decorrer destas dezenas de décadas. Assim como todo e qualquer invento, o telefone é hoje mais do que “um dispositivo que transmite e recebe sons para prover comunicação a distância”, segundo o Wikipedia. Definitivamente um sistema de telefonia é um serviço de comunicação com vídeo, agenda, e-mail, baixos custos, um sistema de colaboração tecnológica. É estar presente 24 horas por dia todos os dias da semana para todo o mundo.
Quer entrar nessa? Então vamos buscar algo em software livre. Asterisk.org é a resposta para quem deseja conseguir um real e robusto sistema de telefonia. O PBX Open Source é um conjunto de aplicações que permite ao criativo aventureiro elaborar um sistema de comunicação completo, desde uma central telefônica com atendimento automático e recursos de correio de voz até um sistema de call center com monitoramento, supervisão e integração com sistemas CRM (Coustomer Relationship Manager). Costumo dizer que o fator limitante para o Asterisk é a sua criatividade.
O Asterisk, criado pelo norte americano Mark Spencer (que também pariu o famoso instant messenger Gaim), pode ser encarado como um framework para o desenvolvimento de aplicações de telefonia. Assim como todo software (esse em especial, licenciado sob GPL), possui uma API para desenvolvimento permitindo a criação de plugins, interfaces de gerenciamento e monitoramento e integrações com outros sistemas. Enfim, o Asterisk oferece uma interface robusta para o desenvolvedor de sistemas elaborar e codificar a vontade. Vale lembrar que em situações extremas o código fonte, escrito em linguagem C e muito bem documentado, está a disposição na rede e aguardando novos contribuintes.
A comunidade brasileira do Asterisk, a AsteriskBrasil.org congrega um grupo de usuários que hoje conta com mais de dois mil participantes espalhados por todo o Brasil, alguns em Portugal inclusive. Este grupo de usuário disponibiliza em www.asteriskbrasil.org um repositório crescente de manuais, howtos, dicas e novidades sobre o Asterisk, tudo em português. Para aqueles que desejam entrar nesse mundo, eu recomendo uma visita ao portal da comunidade e fazer o cadastro na lista de discussões que está preparada para receber novatos e experts no assunto.
Se você não é um desenvolvedor mas quer assim mesmo uma solução de telefonia para sua empresa ou instituição, existem diversas empresas ao redor do mundo que “empacotaram” o Asterisk facilitando o gerenciamento e operação deste software livre.
Não posso deixar de comentar sobre a iSolve, empresa sediada em Curitiba, que oferece uma solução turn key de telefonia baseada em softwares livres, o iTalk (www.italk.com.br). Digo isso e faço questão de registrar neste artigo, pois sabemos que o mercado de soluções abertas traz consigo o conceito de “é livre, então eu faço”, o que em muitos casos não contribui com a formação do verdadeiro mercado dos sistemas livres de informação.
Quer dizer alô com o seu carregado sotaque do “leite quente”? Junte-se a nossa equipe em www.isolve.com.br ou então nos vemos em www.asteriskbrasil.org.
Denis Galvão*
Alô? Não conheço ninguém até hoje que não tenha dito um alô sequer. Talvez hello se estiver perambulando por terras norte americanas, bonjour enquanto toma um belo vinho debaixo da torre Eiffel ou talvez um hallo enquanto assiste a algum trágico jogo tupiniquim em terras cervejeiras, definitivamente todos dizem alô.
O invento da telefonia com suas controversas sobre seu real progenitor trouxe, traz e irá trazer para cada vez mais perto, as fronteiras dos mais diversos relacionamentos “falados”. Alexander Graham Bell, o primeiro a patentear o nosso amigo telefone, e quem levou os louros da honra do invento em 1875 (Elisha Gray também inventara o “mesmo” artefato de comunicação, porém não foi tão rápido em sua oficialização) nunca imaginou o alcance e o avanço que o telefone iria sofrer no decorrer destas dezenas de décadas. Assim como todo e qualquer invento, o telefone é hoje mais do que “um dispositivo que transmite e recebe sons para prover comunicação a distância”, segundo o Wikipedia. Definitivamente um sistema de telefonia é um serviço de comunicação com vídeo, agenda, e-mail, baixos custos, um sistema de colaboração tecnológica. É estar presente 24 horas por dia todos os dias da semana para todo o mundo.
Quer entrar nessa? Então vamos buscar algo em software livre. Asterisk.org é a resposta para quem deseja conseguir um real e robusto sistema de telefonia. O PBX Open Source é um conjunto de aplicações que permite ao criativo aventureiro elaborar um sistema de comunicação completo, desde uma central telefônica com atendimento automático e recursos de correio de voz até um sistema de call center com monitoramento, supervisão e integração com sistemas CRM (Coustomer Relationship Manager). Costumo dizer que o fator limitante para o Asterisk é a sua criatividade.
O Asterisk, criado pelo norte americano Mark Spencer (que também pariu o famoso instant messenger Gaim), pode ser encarado como um framework para o desenvolvimento de aplicações de telefonia. Assim como todo software (esse em especial, licenciado sob GPL), possui uma API para desenvolvimento permitindo a criação de plugins, interfaces de gerenciamento e monitoramento e integrações com outros sistemas. Enfim, o Asterisk oferece uma interface robusta para o desenvolvedor de sistemas elaborar e codificar a vontade. Vale lembrar que em situações extremas o código fonte, escrito em linguagem C e muito bem documentado, está a disposição na rede e aguardando novos contribuintes.
A comunidade brasileira do Asterisk, a AsteriskBrasil.org congrega um grupo de usuários que hoje conta com mais de dois mil participantes espalhados por todo o Brasil, alguns em Portugal inclusive. Este grupo de usuário disponibiliza em www.asteriskbrasil.org um repositório crescente de manuais, howtos, dicas e novidades sobre o Asterisk, tudo em português. Para aqueles que desejam entrar nesse mundo, eu recomendo uma visita ao portal da comunidade e fazer o cadastro na lista de discussões que está preparada para receber novatos e experts no assunto.
Se você não é um desenvolvedor mas quer assim mesmo uma solução de telefonia para sua empresa ou instituição, existem diversas empresas ao redor do mundo que “empacotaram” o Asterisk facilitando o gerenciamento e operação deste software livre.
Não posso deixar de comentar sobre a iSolve, empresa sediada em Curitiba, que oferece uma solução turn key de telefonia baseada em softwares livres, o iTalk (www.italk.com.br). Digo isso e faço questão de registrar neste artigo, pois sabemos que o mercado de soluções abertas traz consigo o conceito de “é livre, então eu faço”, o que em muitos casos não contribui com a formação do verdadeiro mercado dos sistemas livres de informação.
Quer dizer alô com o seu carregado sotaque do “leite quente”? Junte-se a nossa equipe em www.isolve.com.br ou então nos vemos em www.asteriskbrasil.org.