A informática no planejamento estratégico da empresa
Autora: Jumara Bernert Bostelmann
PALESTRA
Apresentador: Cássio Bicudo Dreyfuss
Entidade: Simonsem Associados
Foram apresentadas três abordagens iguais definidas diferentes (1-B.C.G. - Grupo de Boston;
2 – Atribuição da missão dos produtos; 3 - William Synnot), com relação aos produtos ofertados por uma empresa, considerando o mercado atual e a perspectiva de crescimento das vendas do produto no mercado. Assim, ficam identificados quadrantes onde os produtos são “encaixados” e uma diagonal que reflete o gasto que se pretende ter.
“CACHORRO”
Enquadram-se aqui os produtos cujo mercado atual é pequeno e com pouca perspectiva futura, onde o objetivo é gastar o mínimo possível.
1 – Em fase de estagnação.
2 - A missão definida é de que devem ser abandonados.
3 – A estratégia a ser adotada é de dar suporte somente ao seu funcionamento, sem novas implementações.
“VACA LEITEIRA”
Enquadram-se aqui os produtos cujo mercado atual está aquecido mas não existe perspectiva futura.
1 – Em fase de sedimentação, estáveis.
2 – A missão dos produtos é dar lucro à empresa, estão produzidos, os frutos estão sendo colhidos.
3 - A estratégia a ser adotada é a de extrair o máximo de produtividade.
“ESTRELA”
Enquadram-se aqui os produtos cujo mercado atual está aquecido, existe uma grand perspectiva de crescimento, e é onde se pode gastar, pois o retorno financeiro é praticamente garantido.
1 – Em fase de turbulência, de avanço.
2 - A missão dos produtos é liberar, melhorar, aumentar a lucratividade, ganhar mais espaços no mercado.
3 – A estratégia a ser adotada pela empresa deve ser no sentido de inovar, modernizar, apresentar novas soluções.
“PONTO DE INTERROGAÇÃO”
Enquadram-se aqui os produtos cujo mercado atual é pequeno mas existe uma perspectiva futura crescimento.
1 – Em fase de aquecimento.
2 – A missão não está clara, não se sabe o que fazer, pois o produto não são uma realidade ainda. É preciso encontrar o nicho de mercado, o foco onde vão se dar bem.
3 - A estratégia a ser adotada, na realidade, é uma combinação estratégica de fatores que auxiliam na identificação deste nicho de mercado.
O palestrante colocou que a análise Estratégica dos produtos em uma empresa deve envolver tanto o pessoal de informática, que conhece os produtos, quanto o pessoal de marketing, que os “vende” e está em contato com o mercado. Além disso, antes de fazer o planejamento dos sistemas, deve-se promover um casamento entre a Estratégia da Organização e a Estratégia da Informação.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO para apoiar a estratégia da organização:
- Marketing e Vendas – estratégia comercial e mercadológica.
- Tecnologia de informação, influenciando o planejamento – mudar o produto (Ex.: cartão magnética nos bancos).
- Atingir o cliente – conhecer melhor o cliente (Ex.: Seleção de clientela para mala direta visando maior retorno).
- Interagir com o cliente e fornecedores – reforça a ligação com o cliente (EX.: Kodak dá micros com aplicações administrativas – diminuição do estoque de filmes e reveladores. - - Disquete com propaganda na revista Exame).
- Elevar barreiras de entrada - não permitir entrada dos concorrentes, pois não terão a mesma racionalidade, custos etc. (EX.: American Airlines para marcação de passagens aéreas).
- Vender serviços de informação – produto muito bom. (EX.: Abril (mala direta), American Airlines).
CONTINGÊNCIAS DE PLANEJAMENTO NUMA EMPRESA
Planejamento em dois níveis:
a) Base/Infra-estrutura, onde a atuação é a longo prazo.
A perspectiva é obter a modelagem de dados
......................... a arquitetura de processos
..........................a arquitetura de redesenhar
b) Total capacidade de resposta (mudanças rápidas), onde a atuação deve ser imediata ou a curto prazo (desenvolvimento oportunista).
A perspectiva é dar apoio dinâmico para o imediatismo, planejando os C.I. e educando os executivos para utilizarem os produtos.
O apresentador enfatizou que devem existir medidas para coordenação de interação das necessidades a curto e longo prazo.
PALESTRA
Apresentador: Cássio Bicudo Dreyfuss
Entidade: Simonsem Associados
Foram apresentadas três abordagens iguais definidas diferentes (1-B.C.G. - Grupo de Boston;
2 – Atribuição da missão dos produtos; 3 - William Synnot), com relação aos produtos ofertados por uma empresa, considerando o mercado atual e a perspectiva de crescimento das vendas do produto no mercado. Assim, ficam identificados quadrantes onde os produtos são “encaixados” e uma diagonal que reflete o gasto que se pretende ter.
“CACHORRO”
Enquadram-se aqui os produtos cujo mercado atual é pequeno e com pouca perspectiva futura, onde o objetivo é gastar o mínimo possível.
1 – Em fase de estagnação.
2 - A missão definida é de que devem ser abandonados.
3 – A estratégia a ser adotada é de dar suporte somente ao seu funcionamento, sem novas implementações.
“VACA LEITEIRA”
Enquadram-se aqui os produtos cujo mercado atual está aquecido mas não existe perspectiva futura.
1 – Em fase de sedimentação, estáveis.
2 – A missão dos produtos é dar lucro à empresa, estão produzidos, os frutos estão sendo colhidos.
3 - A estratégia a ser adotada é a de extrair o máximo de produtividade.
“ESTRELA”
Enquadram-se aqui os produtos cujo mercado atual está aquecido, existe uma grand perspectiva de crescimento, e é onde se pode gastar, pois o retorno financeiro é praticamente garantido.
1 – Em fase de turbulência, de avanço.
2 - A missão dos produtos é liberar, melhorar, aumentar a lucratividade, ganhar mais espaços no mercado.
3 – A estratégia a ser adotada pela empresa deve ser no sentido de inovar, modernizar, apresentar novas soluções.
“PONTO DE INTERROGAÇÃO”
Enquadram-se aqui os produtos cujo mercado atual é pequeno mas existe uma perspectiva futura crescimento.
1 – Em fase de aquecimento.
2 – A missão não está clara, não se sabe o que fazer, pois o produto não são uma realidade ainda. É preciso encontrar o nicho de mercado, o foco onde vão se dar bem.
3 - A estratégia a ser adotada, na realidade, é uma combinação estratégica de fatores que auxiliam na identificação deste nicho de mercado.
O palestrante colocou que a análise Estratégica dos produtos em uma empresa deve envolver tanto o pessoal de informática, que conhece os produtos, quanto o pessoal de marketing, que os “vende” e está em contato com o mercado. Além disso, antes de fazer o planejamento dos sistemas, deve-se promover um casamento entre a Estratégia da Organização e a Estratégia da Informação.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO para apoiar a estratégia da organização:
- Marketing e Vendas – estratégia comercial e mercadológica.
- Tecnologia de informação, influenciando o planejamento – mudar o produto (Ex.: cartão magnética nos bancos).
- Atingir o cliente – conhecer melhor o cliente (Ex.: Seleção de clientela para mala direta visando maior retorno).
- Interagir com o cliente e fornecedores – reforça a ligação com o cliente (EX.: Kodak dá micros com aplicações administrativas – diminuição do estoque de filmes e reveladores. - - Disquete com propaganda na revista Exame).
- Elevar barreiras de entrada - não permitir entrada dos concorrentes, pois não terão a mesma racionalidade, custos etc. (EX.: American Airlines para marcação de passagens aéreas).
- Vender serviços de informação – produto muito bom. (EX.: Abril (mala direta), American Airlines).
CONTINGÊNCIAS DE PLANEJAMENTO NUMA EMPRESA
Planejamento em dois níveis:
a) Base/Infra-estrutura, onde a atuação é a longo prazo.
A perspectiva é obter a modelagem de dados
......................... a arquitetura de processos
..........................a arquitetura de redesenhar
b) Total capacidade de resposta (mudanças rápidas), onde a atuação deve ser imediata ou a curto prazo (desenvolvimento oportunista).
A perspectiva é dar apoio dinâmico para o imediatismo, planejando os C.I. e educando os executivos para utilizarem os produtos.
O apresentador enfatizou que devem existir medidas para coordenação de interação das necessidades a curto e longo prazo.