A utilização da tecnologia da informação na SERT

Autor: Maurício Stunitz Cruz - GAC

A Secretaria de Estado do Emprego e das Relações do Trabalho – SERT foi criada pelo governo estadual no inicio da atual gestão. Tal iniciativa teve como justificativa a importância dada pelo Governador às questões relativas ao emprego e à geração de renda no estado.

Muitas das atribuições da SERT foram herdadas da antiga Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Ação Social, porém a nova instituição tem por objetivo principal gerar condições para que o Estado auxilie o cidadão na busca de colocação no mercado de trabalho e/ou que deseje participar dos programas de apoio a pequenos empreendedores.

Com uma estrutura enxuta, ágil e dinâmica a SERT iniciou suas atividades em 1995 consciente da necessidade de utilizar a tecnologia da informação como plataforma para a viabilização de seus objetivos institucionais. Para tanto foi implantado o Núcleo de Informática e Informações da SERT que, utilizando-se de recursos próprios, da CELEPAR e de terceiros, criou uma estrutura de informática que, atualmente, atinge de forma direta mais de cem municípios.

Com o objetivo de apresentar esta estrutura, iniciaremos a publicação, no Bate Byte, de artigos que relatarão ações da SERT que se utilizam da tecnologia da informação como forma de viabilizar políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda para o cidadão paranaense. Neste número serão publicados os artigos "SERT planeja agência virtual" e "SERT inova no atendimento aos usuários do Sistema Público de Emprego".